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Vendas on-line e off-line: janela de oportunidades

05/11/2020

O último painel do IntegrAbit, no dia 5 de novembro, reuniu especialistas para tratar do tema “On-line/Off-line: o fim das fronteiras no consumo e nas vendas”. A mediação ficou por conta de Rafael Cervone, presidente emérito da Abit.

Andrea Tavares, gerente Regional de vendas da DeMillus, abriu o debate dizendo que a pandemia causada pelo novo coronavírus potencializou e ancorou a compra e venda pela internet, sendo que o contato físico ficou somente na entrega dos produtos da empresa que é a maior de moda íntima no Brasil na venda direta. Ela contou, ainda, que com as lojas físicas fechadas, a empresa se reinventou. “Passamos a produzir novos produtos, como máscaras de proteção e aventais. Além disso, agora temos revistas off-line e on-line, além de vendas pelo aplicativo e whatsapp”.

Com uma visão pragmática do cenário atual, Carlos Ferreirinha, presidente e fundador da MCF Consultoria, minimiza que a pandemia tenha trazido inovação. “Estamos no novo mundo, no novo normal? Não acredito. Enxergo a pandemia apenas como um coeficiente de aceleração”. O especialista explica que “responder ao que o mercado espera de nós não é inovação, é resposta; a maior parte do que está acontecendo no período da pandemia é resposta, não é inovação. Nós evoluímos, não inovamos”.

O painel também contou com a participação de Silvia Machado, diretora Executiva de Moda e Beleza do Magazine Luiza. De acordo com ela, a quebra das fronteiras do on-line e off-line é uma questão que não vem de agora. “Discutimos esse tema há tempos e a pandemia somente acelerou essa transformação”, disse. Ela acrescenta que a jornada do consumidor está totalmente integrada, sem separação do off-line e on-line. “E nesse movimente, a indústria da moda tem a oportunidade de se reinventar, criar a prática constante de sempre se adaptar. É uma janela de oportunidades para as marcas”, destaca.