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Consumidor será o herói na jornada da sustentabilidade

05/11/2020

No segundo e último dia do IntegrAbit, que foi realizado 100% virtual, o painel que abriu os trabalhos focou na comunicação com o consumidor e qual o papel das marcas nesta jornada, onde o consumidor será o grande herói.

Para Holly Syrett, gerente sênior de sustentabilidade da Global Fashion Agenda, é preciso atrair indústrias para reverem e reduzirem a velocidade de produção sem reduzir receitas. A matemática visa o redesenho de valor: consumo x custódia de valor das roupas. Em outras palavras, pensar no valor da roupa durante todo o ciclo de vida. Segundo a palestrante, a cada 5 peças de roupa 3 vão parar no lixo em menos de um ano.

 

 

O segundo debatedor, Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee, enfatizou que não se pode ter telhado de vidro “conscientizar a empresa, criar metas, para poder ser transparente com o consumidor na hora de comunicar ações sustentáveis”. Weege falou que, assim como carros, hoje os jovens compram roupa já pensando no valor de revenda. Em sua nova campanha de comunicação, a Malwee declara “Não dá para trocar de Planeta como quem troca de roupa” e alerta que 70% do que guardamos no guarda-roupa não é usado ao longo do ano. “temos que conscientizar o nosso consumidor, mas saber que o greenwhashing (consumidores que investigam se as empresas são sustentáveis mesmo) só cresce.

 

 

A empresa de pesquisa de tendências White Rabbit, explorou o tema da Comunicação com mais transformações que a sociedade está passando e que as empresas serão cobradas. Segundo Vanessa Mathias, “as empresas precisam sair do Consumer Centric para o System Centric, não dá para desver, não dá para a consciência regredir”. Mathias citou várias transformações , como economia renovativa, diversidade, inclusão, desmatamento, produção de pequenos, era do pós-propósito, economia circular, dentre vários outras.” Para as empresas, só um caminho claro: o tempo chegou”