,

Comitês Setoriais

A Abit coordena e estrutura alguns comitês para representar os interesses comuns dos diferentes elos da cadeia têxtil e de um conjunto de empresas do setor. Estes comitês proporcionam a troca de ideias nas questões específicas de cada segmento e geram interação com toda a indústria.

 

Comitê de Cameba

 

Este comitê reúne as empresas  fabricantes de artigos de cama, mesa e banho e acompanham as informações sobre o mercado, com ênfase para os dados de comércio exterior.

 

Comitê de  Linhas de  Costura

 

Empresas produtoras de linhas de costura para a indústria de confecção e calçados acompanham as informações de mercado interno e externo e discutem ações de defesa comercial do segmento.

 

 

Comitê de Denim e Sarja

 

Discute as perspectivas do setor em relação ao mercado produtor de denim e sarja e acompanha o monitoramento das informações de importação e exportação deste produto no Brasil.

 

Comitê da Cadeia Produtiva do Algodão

 

Dada a importância desta matéria-prima para a indústria têxtil e de confecção, este Comitê discute as perspectivas do setor em relação à commodity e visa fortalecer todos os elos da cadeia ligados à fibra dentro de uma visão integrada entre os profissionais dos diferentes segmentos que compõem o setor.

 

Comitê de Fiação de Algodão

 

Congrega as empresas que produzem fios para venda direta ao mercado. É o maior e mais antigo Comitê da Abit e suas empresas somam 80% da produção de fios fabricados no País.

 

 

Comitê de Malharia Circular

 

Tem como principal compromisso promover a competitividade das indústrias de malharia circular por meio de ações de monitoramento e defesa comercial. 

 

Comitê de Produtores de Vestuário

 

Participam deste Comitê representantes de sindicatos do vestuário regionais, empresários e profissionais dos diversos elos da produção da moda brasileira para promover a competitividade do setor de vestuário, visando o incentivo dos negócios por meio da integração da cadeia da moda e melhor relação com o varejo.

 

Comitê de Química Têxtil e Estamparia Digital

 

 

Participam deste comitê empresas fornecedoras de insumos químicos para a indústria têxtil, como tintas e corantes para beneficiamento têxtil, bem como empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para a estamparia digital.

Além do comitê apresentar dados e informações relacionadas à insumos químicos voltados ao processo de beneficiamento, o que permite uma interação entre toda a cadeia produtiva de tecidos estampados, o Comitê tem como objetivo atualizar as empresas participantes sobre tecnologias que envolvem o processo da estamparia digital.

 

Comitê Multissetorial de Relações Trabalhistas

 

Este Comitê tem por finalidade promover a troca de experiência, informações e estudos em proveito das Áreas de Relações Trabalhistas nas empresas participantes. Os projetos relacionados à este tema visam minimizar de modo ético e transparente os impactos negativos nas relações das empresas e dos trabalhadores. 

 

Comitê de Roupas Profissionais

 

Participam deste comitê tanto confecções de uniformes, como as tecelagens e empresas fornecedoras de insumos (linhas, aviamentos) para este tipo de produto.

Este comitê tem como objetivo promover a competitividade entre as empresas do setor, bem como agregar valor aos produtos confeccionados para uniformes e principalmente fardamentos para as forças armadas.

 

Comitê dos Sindicatos das Indústrias Têxtil e de Vestuário

 

A Abit entende que o trabalho conjunto com sindicatos patronais é de extrema importância para o fortalecimento das ações do setor têxtil e de confecção em favor do desenvolvimento de nossa indústria. Este grupo tem o intuito de discutir junto aos representantes regionais,  as principais necessidades e demandas do setor e levar às empresas o que há de mais relevante e atual.

 

Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos

 

Formado pelas indústrias nacionais de tapetes/carpetes/capachos, o grupo busca discutir pautas para a defesa de interesses específicas deste segmento, bem como elaborar estudos estatísticos para monitoramento desse mercado no Brasil.

 Leia o Guia Oficial Abritac - Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos Abit

 

Comitê de Tecidos de Decoração

 

Formado por empresas que atuam com a fabricação de produtos destinados à confecção de cortinas, estofados, revestimentos, tapeçaria e artigos de cama e mesa para decoração, este comitê atua há mais de 20 anos.

Atualmente o grupo trabalha temas de interesse das empresas que atuam neste segmento, principalmente nas questões referente a dados estatísticos, monitoramento do mercado e discussões de temas prioritários para a competitividade do setor.

 

Comitê de Texturizadores

 

Participam deste Comitê produtores de fios texturizados que buscam na entidade informações tecnológicas, de meio ambiente e de comércio exterior.

 

Comitê Tributário

 

O Comitê tem como objetivo de proporcionar um fórum adequado às empresas do setor para a discussão das questões tributárias de âmbito nacional e seus feitos nas companhias. O grupo reúne consultores jurídicos da Abit e os especialistas de organizações para proporcionar a troca de informações e encaminhamento de eventuais demandas e ou alternativas às questões tributárias que afetam de forma significativa a rotina das indústrias.

 

Comitê Uniformes Corporativos

 

O comitê reúne as confecções fabricantes de uniformes escolares, promocionais e voltados a serviços e tem como objetivo promover um fórum que proporcione a discussão entre os fabricantes nacionais, sobre temas relevantes para este segmento de uniformização.

A ideia é reunir as empresas para que façam um acompanhamento e monitoramento deste mercado no Brasil e também se mantenham informados sobre inovações e tecnologias voltadas ao aumento de produtividade e questões sobre sustentabilidade e meio ambiente que são temas que impactam as empresas atualmente. Além disso, o grupo atua no desenvolvimento de normas para o segmento.

 

Comitê Zíperes 

Coordenação: Alfredo Emilio Bonduki 

As mais importantes empresas produtoras de zíperes que representam mais de 80% do mercado se reúnem para acompanhar informações do mercado e gerar ações que garantam a isonomia comercial deste segmento.