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Perfil do Setor

Dados gerais do setor (atualizados em fevereiro de 2024):

 

Faturamento da Cadeia Têxtil e de Confecção:

R$193,2 bilhões em 2022 contra R$ 190 bilhões em 2021 (IEMI 2023);

 

Exportações (sem fibra de algodão):

US$ 956 milhões em 2023 contra US$ 1,1 bilhões em 2022 (Ministério da Economia);

 

Importações (sem fibra de algodão):

US$ 5,8 bilhões em 2023, contra US$ 5,9 bilhões em 2022 (Ministério da Economia);

 

Saldo da balança comercial (sem fibra de algodão):

US$ 5,6 bilhões negativos em 2023, contra US$ 4,8 bilhões negativos em 2022 (Ministério da Economia);

 

Investimentos no setor:

R$ 4,6 bilhões em 2022 contra R$ 5,2 bilhões em 2021 (IEMI 2023);

 

Produção da confecção (vestuário, meias e acessórios, linha lar e artigos técnicos):

8,07 bilhões de peças em 2022 contra 8,5 bilhões de peças em 2021 (IEMI 2023);

 

Volume da produção têxtil:

2,1 milhões de toneladas em 2022 contra 2,16 milhões de toneladas em 2021 (IEMI 2023);

 

Trabalhadores:

1,33 milhão de empregados formais (IEMI 2023) e 8 milhões ao adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 60% são de mão de obra feminina.

 

Número de empresas:

24,3 mil unidades produtivas formais em todo o país (IEMI 2023);

 

- O setor de confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos (PIA - 2021; empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas);

 

- Entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo;

 

- Entre os quatro maiores produtores de malhas do mundo;

 

- Em 2022, representou 18,2% do total de trabalhadores alocados na produção industrial e 6,6% do valor total da produção da indústria brasileira de transformação (IEMI 2023);

 

- Temos mais de 50 faculdades de moda espalhadas em 11 estados (Folha de S.Paulo, 2019);

 

- O Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente. Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo;

 

- Indústria que tem quase 200 anos no País;

 

- Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie