,

Comércio Exterior

A Área Internacional da Abit atua na defesa de interesses do setor têxtil e de confecção brasileiro relacionados a temas de comércio exterior junto ao governo brasileiro, entidades industriais, organismos internacionais entre outros atores relevantes na agenda internacional. Além disso, o departamento atende a demandas específicas e presta serviços de consultoria para as empresas associadas à entidade.

Entre as principais áreas e temas de atuação estão:

 

- Dados estatísticos de comércio exterior da cadeia têxtil e de confecção: elabora mensalmente os dados de exportação e importação brasileira do setor. Para visualizar os dados gerais do setor, acesse: Estatísticas de Comércio Exterior

- Negociações Internacionais: acompanha as negociações de acordos comerciais e defende a posição do setor nesses acordos; assessora empresas associadas a respeito de acordos já existentes em pontos como regra de origem e preferências tarifárias.

- Defesa Comercial: monitora as importações brasileiras do setor, analisa os indícios de práticas irregulares e desleais de comércio e trabalha junto às autoridades brasileiras no combate a essas práticas por meio dos mecanismos disponíveis como antidumping, fiscalização aduaneira, etc.

- Operações de Comércio Exterior: acompanha e propõe alterações em legislações relacionadas a temas de comércio exterior; auxilia os associados no esclarecimento de dúvidas referentes a procedimentos e legislação brasileira de comércio exterior.

- Inteligência Competitiva: elabora dados e estudos que auxiliam as empresas em suas estratégias de inserção em mercados internacionais.

- Barreiras Comerciais: monitora barreiras comerciais em terceiros mercados e promove ações junto ao governo brasileiro para mitigá-las a fim de facilitar o acesso das exportações brasileiras ao mercado externo; assessora empresas associadas no esclarecimento de dúvidas sobre barreiras identificadas.

- Internacionalização: a Abit possui um Programa de Internacionalização em parceria com a Apex-Brasil, o Texbrasil, que atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Para mais informações: Acesse o site do Texbrasil

- Ex-tarifário de máquinas e equipamentos sem similar nacional: oferece as empresas assessoria em todo o processo de solicitação de concessão de um ex-tarifário ao governo brasileiro. O mecanismo de ex-tarifário possibilita a redução do imposto de importação de máquinas e equipamentos sem similar no Brasil. Confira os detalhes.

Classificação Fiscal de produtos têxteis e confeccionados: avaliação técnica que auxilia na classificação fiscal do produto têxtil ou confeccionado. O serviço é realizado por especialistas da área de engenharia têxtil com conhecimento das regras de classificação. Saiba mais.

Para mais informações, entre em contato com:

Área Internacional

Fone: (11) 3823-6140

E-mail: comex@abit.org.br