,

Assessoria de Imprensa

 

A Assessoria de Imprensa da Abit auxilia a imprensa na obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas sobre o setor têxtil e de confecção e na intermediação com entrevistados.


Na Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação: 

Ágata Marcelo - agata@viveiros.com.br

11 3670 5424

11 9 5142 8998

 

Para sugestão de pautas para o site da Abit ou redes sociais:

Roberto Lima - roberto@abit.org.br

11 3823 6150 

 

 

Institucional Abit

Muito mais força para o setor e para o Brasil   

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957*,  é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões.   

O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil: é a sexta maior indústria têxtil do mundo, o segundo maior produtor de denim e o terceiro na produção de malhas. Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz 5,4 bilhões de peças confeccionadas ao ano, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.   

Para atender todas as demandas da Cadeia Têxtil, que inclui as empresas produtoras de fibras naturais, artificiais e sintéticas, passando pelas fiações, beneficiadoras, tecelagens indo até as confecções, a Abit mantém uma estrutura física e intelectual para dar suporte e orientação aos associados. Todas as atividades realizadas pela equipe de colaboradores e consultores visam  apoiar o desenvolvimento sustentável das empresas do setor, bem como defender seus interesses  junto aos órgãos governamentais e entidades nacionais e internacionais. Com trabalho integrado, a Abit quer tornar o setor têxtil e de confecção brasileiro uma referência em tecnologia e inovação no cenário mundial.   

Conheça uma pouco mais sobre a Abit e os serviços que presta em prol do desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção.  

(*) inicialmente, foi fundada com o nome de Associação Paulista da Indústria Têxtil  

 

Abit: a casa da indústria têxtil e de confecção 

Na última quadra da rua Marquês de Itu, na capital paulista,  ergue-se o imponente casarão da Abit, em meio aos prédios que dominam a região. Tombada como Patrimônio Histórico da cidade, a “Casa das Quatro Meninas”, como era conhecido o casarão na década de 20, ainda chama a atenção por suas linhas neoclássicas de estilo francês. Por seus salões passaram ex-presidentes, pintores e escritores modernistas, embaixadores, barões do café e revolucionários de todas as épocas.  


Desde 1962, quando se tornou sede da Abit, novos idealistas passaram a frequentar o casarão. Os empresários têxteis e de confecção encontraram onde abrigar suas ideias, trocar informações, discutir o futuro do setor e construir a projeção mundial de toda uma cadeia produtiva.  

Hoje, a Abit aglutina associados de todo o Brasil, empresários de todos os elos da cadeia têxtil, desde as fibras naturais e químicas, passando pelas fiações, tecelagens, até às confecções. No casarão da Marquês de Itu vários comitês discutem o que é preciso ser feito para continuar gerando emprego e renda no País. É essa troca de ideias e o fortalecimento dos ideais que conferiram à Casa das Quatro Meninas mais que um endereço histórico, mas uma referência no Brasil e no mundo.