,

Casa Abit

Agora seu evento vai acontecer em um espaço de estilo.

A Abit oferece sua sede totalmente restaurada para que seu evento seja um sucesso!

Vários ambientes decorados e planejados para receber seus clientes com todo o conforto e sofisticação de um endereço que é o sinônimo de moda e negócios.

Um pouco de história...

A Casa das quatro meninas

A bonita casa que hoje é sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção começou a ser erguida no início dos anos 20, no estilo neoclássico francês. O proprietário, Roberto Alves de Almeida, que era um barão do café dentre outros segmentos em que atuava, trouxe para o Brasil um engenheiro da França especialmente para construir esta casa. Durante duas décadas, esse engenheiro acabou erguendo várias mansões no bairro de Higienópolis.

Roberto Alves de Almeida e sua esposa Ernestina idealizaram esta casa para criar e educar as quatro filhas pequenas do casal. As meninas cresceram brincando no imenso quintal, nadando na piscina (onde é hoje o auditório) e só deixaram o casarão para se casarem.

A Casa das Quatro Meninas foi cenário de muitas histórias. A começar pela própria construção que levou mais de 15 anos. Tendo iniciado as obras em 1923, teve que ser interrompida em 1929 com o “crash” da Bolsa de Nova York onde muitos plantadores de café sofreram com a crise. Toda a parte térrea que incluía os salões de estar, jantar, bar e o hall de entrada ficaram interditados por 10 anos.

Em 1939, a Casa foi terminada e os salões foram abertos com um grande baile para apresentar a filha mais velha à sociedade. Desde então, nunca mais as portas desta casa se fecharam para as festas e encontros dos barões, presidentes de vários países, embaixadores, artistas, políticos e empresários.

No início dos anos 60, com todas as filhas casadas, o casal resolveu vender a Casa. O então presidente da Abit, Fernando Gasparian, comprou a Casa das Quatro Meninas transformando a mansão do café na sede da indústria têxtil brasileira.

Em 2013, toda a parte térrea que por tantos anos ficou esperando para ser concluída foi tombada pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. De 1999 a 2002 foi feita a primeira grande obra de manutenção e restauração da Casa pela Abit e Sinditêxtil-SP. No primeiro e segundo andares localizam-se hoje as salas de reuniões e os escritórios modernos onde trabalham cerca de 80 colaboradores. 

Programe seu evento.
Venha conhecer a Casa Abit.

Entre em contato com Antônio Carlos Cambaúva: antonio.carlos@abit.org.br ou 11 3823 6192.