,

Techtextil: inovações têxteis para aviões, construção civil, medicina e vestuário

24/04/2024

Frankfurt, 24 de abril – No segundo dia das feiras Techtextil e Texprocess, promovidas pela Messe Frankfurt, Alemanha, o site Abit foi conhecer os projetos e produtos vencedores do Innovation Award. Ao todo, 15 empresas ou institutos de pesquisa foram ganhadores com propostas que incluem têxteis ou são para a área têxtil em diferentes aplicações. Hoje, o site conseguiu visitar 7 dos vencedores. Abaixo, um resumo das pesquisas e produtos vencedores, sendo que a maioria ainda está em fase de teste.

CATEGORIA “Novas abordagens sobre sustentabilidade e economia circular”

CENTEXBEL

O Instituto Belga de Pesquisa Têxtil apresentou uma nova estrutura que melhora o processo de reciclagem de peças de aeronaves. O Utilizando compósitos de fibras termoplásticas e calor por indução, é possível utilizar essa estrutura em peças de aeronaves, como as asas, por exemplo. Após a vida útil da peça ou da aeronave, o processo de reciclagem é muito mais fácil, conseguindo separar têxtil de compósitos e reutilizar em novas peças, inúmeras vezes. Segundo um dos desenvolvedores, o projeto segue com acompanhamento da empresa Airbus, mas só estará no mercado daqui uns vinte anos.

Assista ao vídeo:

 

 

CATEGORIA “Novo Produto”

CITEVE

O Centro Têxtil e de Vestuário de Portugal, CITEVE, apresentou um novo sistema de impermeabilização inteligente e reforçado utilizando membranas de vedação líquida à base de água, que é termicamente reflexiva e utiliza têxtil na sua estrutura. O tecido usado é um jacquard de polyester reciclado que recebe fios elétricos que reagem ao calor, frio e umidade. Esse controle garante uma vida mais longa para lajes de edifícios e residências, além de tornar mais agradável a temperatura interna.

 

CATEGORIA “Nova Tecnologia’

DITF

Em vez de só bloquear o sol, o produto apresentado pelo Instituto Alemão de Pesquisas Têxtil e de Fibra de Denkendorf, DITF, também resfria ativamente o tecido não apenas refletindo a luz solar, mas reemitindo energia térmica resfriando de 3 a 4 graus Celsius o interior. A estrutura pode ser usada para cobrir construções, toldos de eventos ou de restaurantes, capôs de carros, etc.

 

CATEGORIA “Novo conceito”

REVOLTECH

A Start up alemã Revoltech apresentou um couro vegano feito à base de resíduos de cânhamo. Segundo o desenvolvedor, é verdadeiramente um produto da economia circular, visto que da sua reciclagem cria-se o mesmo produto, muitas vezes.

Assista ao vídeo:

CATEGORIA “Nova Tecnologia”

HERAEUS PRECIOUS METALS

A empresa alemã desenvolveu uma proteção contra patógenos de septicemia, que mata uma a cada cinco pessoas no mundo. A tecnologia antimicrobiana é uma evolução dos íons de prata que são aplicados em acabamentos têxteis para combater odor. Segundo o desenvolvedor Oliver Asmus, o aditivo AGXX integra prata com rutênio para gerar uma reação de oxigênio reativo que elimina os micro-organismos que contaminam roupas de cama de hospitais. O AGXX é introduzindo dentro de diferentes fios e suporta 100 lavagens. O produto já está no mercado há quase dois anos.

Assista ao vídeo:

 

 

CATEGORIA “Novo Conceito” ITM + IMB

Pesquisadores de dois Institutos alemães se uniram para desenvolver um concreto que utiliza carbono reduzindo em 28% o uso de concreto de cimento. Sabe-se que a indústria de construção é responsável por 40% das emissões de CO2 no mundo justamente no processo de produção de concreto. Com esse concreto pré-moldado e oco por dentro, é possível conseguir a mesma resistência do concreto normal, porém mais leve. Isso reduzirá em quase 30% as emissões neste setor nos próximos anos.

 

CATEGORIA “Nova tecnologia com sustentabilidade e reciclagem” NORAFIN

A empresa alemã criou um novo jeito de produzir estruturas 3D para moldes, através de jatos de água de alta pressão para unir as fibras. Segundo o Head de P&D da empresa, Marc Jollin, esse processo chamado Hidro-Shape garante ligações mais estáveis que os moldes atuais em 3D.

Assista ao vídeo: