,

Texprocess: máquinas de costura cada vez mais automatizadas por AI

25/04/2024

Frankfurt, 25 de abril – A parte de máquinas e soluções tecnológicas do evento da Messe fica na Texprocess, com um número menor de expositores, mas que vieram com muita novidade. Abaixo, selecionamos os vencedores do prêmio de inovação da Texprocess que, assim como a premiação da Techtextil, buscou projetos e produtos com aplicabilidade no mercado. Ou seja, foram considerados indicadores importantes de tendências relevantes na indústria têxtil global e demonstram o potencial inovador do setor.

CATEGORIA “Inovação para melhoria da Qualidade”

DÜRKOPP ADLER

A fabricante de máquinas de costura industrial desenvolveu uma máquina CNC com cinemática de costura rotativa, visando costuras pesadas e médias decorativas e ornamentais. Indicada para assentos de carro, airbags, ataduras médicas, filtros, bolsas. Segundo o fabricante, ao dispensar o uso de máquinas adicionais, gera economia de energia. 

CATEGORIA “Qualidade econômica” – 3 vencedores nesta categoria

1.JUKI CENTRAL EUROPE

Segundo a fabricante, a DDL 10.000DX não requer mais um operador com habilidades em costura tridimensional. Para tanto, a máquina possui correias transportadoras especiais que facilitam a alimentação de tecido. 

 

 

2.MIKKELSEN INNOVATION

No momento em que faltam costureiras, a FastSewn realiza corte e costura automaticamente, controlada em uma única plataforma sem rolos de pré-corte. A máquina dispensa o carregamento e descarregamento manual de moldes e será indicada para costuras bidimensionais, como travesseiros, estofamentos de carros e móveis. Segundo a empresa dinamarquesa, a FastSewn deve chegar ao mercado ainda neste ano.

3.VEIT

Do ramo máquinas para lavanderia e passadoria, a alemã VEIT investiu numa solução sem química para a logística de transporte de roupas. Através de um steamer automatizado com plasma e gás oxigênio, as roupas ficam livres de odores, mofo e outros micro-organismos durante transportes curtos (roupas hospitalares) ou longos (transporte por navios). A DESFIN é uma máquina de acabamento compacto e mais sustentável por não usar químicos. Durante a feira, a VEIT recebeu várias empresas brasileiras interessadas em investir nos produtos da VEIT.

CATEGORIA “Reciclagem com AI” – 2 vencedores

1.VALVAN

Separar têxtil de outras peças como zíperes, botões, elásticos e etiquetas das roupas usadas. Esse é o grande desafio de reciclar roupas, uma vez que separar os diferentes fios da composição vem avançando muito mais rápido. Porém, tirar um zíper de uma roupa ou seus botões ainda é manual. Inspirados em uma máquina que classifica e separa batatas fritas defeituosas, a VALVAN, empresa Belga, está desenvolvendo a TRIMCLEAN que, através do uso de AI e câmeras especiais, vem melhorando a cada dia a identificação e extração dos não têxteis.

2. ITM

Mais uma equipe de pesquisadores do Instituto de Máquinas Têxteis e Tecnologia de Materiais de alto Desempenho da Universidade de Dresden, ITM, venceu o prêmio de inovação, desta vez da Texprocess (a outra equipe venceu na Techtextil, com o concreto oco com têxtil). O foco desta equipe é a varredura corporal usando tecnologia 4d digital especialmente para a mama feminina. Mais preciso que os scaners 3D que só fazem medição estática, a tecnologia dos pesquisadores do ITM garantem resultados para produção de sutiãs que se adequam a cada tipo de necessidade das diferentes mulheres, sejam atletas, executivas, com seios maiores ou menores.

Sobre o Juri do Innovation Award Techtextil e Texprocess

O júri do Techtextil Innovation Awards:

· Eng. António Braz Costa, Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e de Vestuário de Portugal (CITEVE), Portugal

· Johannes Diebel, Forschungskuratorium Textil eV (FKT), Alemanha

· Dr. Heike Illing-Günther, Saxon Textile Research Institute eV, Alemanha

· Dr. Jan Laperre, Centexbel, Bélgica

· René Rossi, Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais (EMPA), Suíça

· Dr. Thomas Stegmaier, Institutos Alemães de Pesquisa Têxtil e de Fibras (DITF), Alemanha

· Prof. Henry Yi Li, Universidade de Manchester, Grã-Bretanha

O júri do Texprocess Innovation Awards:

· Alexander Artschwager, Institutos Alemães de Pesquisa Têxtil e de Fibras; Centro de Pesquisa em Gestão, Engenharia Digital, Alemanha

· Jürgen Brecht, HAUBER-GRUPPE FERD. HAUBER GmbH, Alemanha

· Prof. Dr. Thomas Gries, RWTH Universidade de Aachen; Instituto de Tecnologia Têxtil, Alemanha

· Prof. Dr.-Ing. hábil. Yordan Kyosev, Instituto de Máquinas Têxteis e Tecnologia de Materiais de Alto Desempenho, TUD Dresden University of Technology, Alemanha

· Claudia van Bonn, grupo de mídia dfv, Tecnologia Têxtil, Alemanha

· Walter Wählt, adidas AG, Alemanha

· Prof. Dr.-Ing. Kerstin Zöll, Departamento de Tecnologia Têxtil e de Vestuário, Hochschule Niederrhein University of Applied Sciences, Alemanha