,

Vista Brasil lança guia de sustentabilidade focado em MPEs do setor têxtil e de moda

04/04/2024

Já faz algum tempo que muitos consumidores andam preocupados com o consumo consciente e dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Há um chamado global para adaptar o jeito de produzir e vender – que seja mais circular e gere impacto positivo –, e algumas das grandes marcas do setor já vêm comunicando esse caminho. Mas como ficam as micro e pequenas empresas? Por onde elas devem começar a busca por mais sustentabilidade? 

Para apoiar as MPEs de moda em meio a tantas mudanças – e até futuras regulamentações –, o Vista Brasil (Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção), criado pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com o em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acaba de lançar um material de trabalho digital para orientar a tomada de decisões. Ele parte da ideia de que melhores escolhas contribuem para um negócio mais sustentável e podem gerar benefícios para todo o ecossistema de moda, assim como para a sociedade como um todo.

O conteúdo foi desenvolvido com o apoio da Cora Design, consultoria de sustentabilidade para a moda, e tem quatro capítulos que focam, respectivamente, em: 1) por que a sustentabilidade é importante, 2) melhores escolhas de materiais e processos produtivos para seus produtos, 3) moda circular como estratégia para negócios e 4) comunicação. Todos os capítulos são acompanhados por referências para aprofundamento e exercícios.   

Para quem quiser se engajar por um setor mais sustentável e colher os frutos dessa decisão (que são, inclusive, financeiros), o primeiro passo é simples: acessar o link e baixar o Guia da Sustentabilidade.

Quer saber mais? O vídeo completo está disponível abaixo: