,

Vicunha leva impacto social e estilo sustentável à SPFW N57

18/04/2024

Presente em mais uma edição da São Paulo Fashion Week, a Vicunha levou às passarelas uma narrativa repleta de inovação, estilo, sustentabilidade e impacto social. Por meio de colaborações com 10 marcas e estilistas consagrados e em ascensão, a empresa reforça sua relevância como agente impulsionador da moda no cenário nacional. 

Um dos maiores motivos de orgulho para a Vicunha nesta edição da SPFW é a parceria com a ALUF, que vestiu os integrantes da Orquestra Sinfônica de Heliópolis durante a abertura e o encerramento do evento. A coleção da ALUF para a orquestra, feita com os tecidos da Vicunha “Curaçao” e “White Jeans Stretch Plus II Regen”, produzidos com algodão responsável, rastreável e cultivados com práticas de responsabilidade social e ambiental, oferecem liberdade de movimento e asseguram o conforto necessário para os músicos durante suas apresentações.

“Queremos continuar fortalecendo o nosso compromisso com a moda nacional a cada dia. E a nossa conexão com os estilistas e marcas evidencia este apoio. Juntos, vamos contribuir para que eles possam se expressar, inovar, inspirar e impressionar no cenário da moda brasileira e mundial”, comenta Chico Gonzalez, coordenador de moda da Vicunha

Além da ALUF, a Vicunha também trouxe coleções marcantes em parceria com a Reptilia, Fauve Brand, Renata Buzzo, Az Marias, Rafael Silvério, LED, Gefferson Vila Nova, Forca Studio e Amapô Jeans. 

Reptilia - Criada a partir de diferentes texturas e com matéria-prima essencialmente brasileira, a Reptilia apresentou a coleção Indelével, explorando peças funcionais e ao mesmo tempo escultóricas, que contam uma história na sua própria estrutura. A coleção foi produzida em primeira mão com os lançamentos da Vicunha PIETRO e ILHEUS, e leva o nome Indelével por abordar aquilo que não desaparece com o tempo, carregando características que são pilares da marca, como atemporalidade e permanência.

Fauve Brand - Nesta edição da SPFW a marca apresenta a coleção Prelúdio, trazendo elementos vintages e contemporâneos que ajudaram na elaboração da estética da Fauve e do core da marca. Os tecidos YUKON TINTO, WHITE JEANS STRETCH PLUS II NA e MATIS PT ajudam a reforçar os pilares da marca que se fundem em uma grande história.

Renata Buzzo - A estilista traz para as passarelas uma coleção inspirada em fábulas que abordam o empoderamento feminino e o conflito com a sociedade. Criada a partir dos tecidos ROTTERDAM TINTO PELETIZADO e COMANECI PLUS TINTO ESCOVADO, a coleção esbanja feminilidade, força e inteligência.

Az Marias - Az Marias chega com o quarto ato da coleção Florescer. Trabalhando os elementos nas edições anteriores, o AR domina as passarelas da SPFW. A coleção exibe tons claros feitos com os tecidos Bike e Hemp Denim em parceria com a Vicunha. Sustentabilidade, celebração de corpos reais e a influência das religiões de matriz africana são os pilares da coleção.

Rafael Silvério - A coleção Sublime celebra 10 anos de história da marca na indústria de moda, que conta com os tecidos Vicunha YAGO STRTETCH BABY BLUE, MATIS BRANCO, MONTJUIC BRANCO e YPOA PLUS II TINTO para elucidar o minimalismo estético e os opostos, como masculino e feminino, passado e futuro e força e fluidez.

LED - A Led ilumina as passarelas da SPFW com sua coleção LINDO LAGO DO AMOR. Utilizando o tecido Montjuic, a marca traz o amor próprio como tema de reflexão e apreciação.

Gefferson Villa Nova - A coleção “Jornada” é focada principalmente em peças versáteis e atemporais com o uso dos tecidos Vicunha ZEF BABY BLUE, MOORE, SAVANAH e YPOA. A intenção foi convidar o público para a libertação do corpo e da mente por meio de uma viagem cheia de estilo.

Forca Studio - A coleção “Everyday it’s 1989”, apresentada pela FORCA, chega às passarelas trazendo modelos baseados no cotidiano. Apresentado em três blocos: Office, Sport e Noite, a marca mostra roupas que podem ser usadas para trabalho ou para um after party. Os looks usam os tecidos Vicunha Cabo frio, Montjuic, Claire Dark e Kidman.

Amapô Jeans - A Amapô Jeans apresentou looks com temas de sustentabilidade e valorização artística do trabalho artesanal e têxtil por meio dos tecidos London, Bradley e Pacito Regen. Peças em diferentes tonalidades com patchwork, calça boca-de-sino e jeans com pedrarias são reestruturadas e retrabalhadas de uma forma que mostra que os estilos podem ser interpretados de diferentes maneiras em qualquer passagem pelo tempo. Os destaques do desfile foram jeans acompanhados de materiais como a alfaiataria, além de modelos oversized, característicos da Amapô.