,

Sincronia é o tema do Inspiramais 2021_I

16/01/2020

Completando dez anos de existência, a 20ª edição do Inspiramais foi realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno. Único do gênero na América Latina, o Salão de Inovação e Design de Materiais traz inspirações para os setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias. A Abit é uma das promotoras e por meio do Programa Texbrasil, desenvolvido em parceria com Apex-Brasil, convidou compradores do Equador, Bogotá e Peru.

Sustentabilidade é o mote principal da temporada e traz Sincroniacomo palavra-chave. Nesse contexto, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que defendem essa ideia como um diferencial para seus produtos.

O evento, que reúne profissionais do setor, recebeu cerca de 7,8 mil visitantes que foram conferir quase mil lançamentos com inovações em criação, design, sustentabilidade e tecnologia, exibidos por mais de 180 empresas.

Expositores apresentam lançamentos para o público - Crédito da foto: Divulgação/Inspiramais

“Hoje falamos com toda a indústria nacional, responsável pela produção dos mais diversos itens. Estamos estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro de tendências internacionais e inserindo uma cartela de cores ‘Made in Brazil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais, tudo seguindo um conceito de consumo que também fala com o mundo. Assim, levamos o Brasil para um patamar de excelência”, comenta Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.

“É possível contabilizar nessa década, a influência positiva do Salão no setor de moda brasileiro. Em primeiro lugar, foi estabelecido um padrão de lançamentos, onde a cada seis meses novos materiais são apresentados, facilitando o trabalho de designers e empresários na criação de suas coleções. O Inspiramais é também uma plataforma de lançamentos inovadores, de desenvolvimento, conteúdo e, claro, inspiração. Hoje, o Salão também é uma referência quando se fala em negócios em toda a América Latina”, acrescenta Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais. “Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica ele.

Entre as atrações do Salão, o Projeto +Estampa chega à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão do tecido. Já o Preview do Couro trouxe o trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo as referências para as próximas coleções. Com espaço próprio, Startups ganharam visibilidade e mostraram soluções para o mercado, unindo sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da indústria brasileira e internacional. Com foco em sustentabilidade e tecnologia, foi realizada uma diversificada programação de apresentações composta por profissionais da indústria.

Projeto +Estampa - Crédito da foto: Divulgação/Inspiramais

Lançamentos – Entre as novidades apresentadas no Inspiramais, destaque para a ITM que lançou o EcoFio+, família de tecidos com fio reciclado de algodão e tinto com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento. 

Já a Castanhal, em harmonia com o tema do evento, levou lançamentos com a fibra de juta, como a Tela V7. Com trama e urdume com o fio 7 lbs, que promove um tecido mais uniforme e fechado, mais adequado para a impressão de estampas, menor desfiamento ao corte, toque mais suave e que viabiliza o desenvolvimento de artigos mais elaborados e recortados para uso em cabedais. Também apresentou fios engomados mais lineares, com menor pilosidade, mais maleáveis e com melhor desenrolamento. 

Telas de juta Castanhal - Crédito da foto: Ricardo Fazzi

A Rhodia lançou, no evento, o primeiro protótipo de um calçado que utiliza materiais sustentáveis em todas as suas partes. É resultado de um projeto colaborativo de empresas interessadas em incrementar a sustentabilidade e o conforto voltados para o setor calçadista. A ação marca no setor a estreia do fio têxtil Amni® Soul Cycle, o único fio de poliamida biodegradável reciclada do mundo, desenvolvido pela Rhodia no Brasil.