,

Febratex Group divulga os 10 finalistas do Brasil Fashion Designers 2024

08/02/2024

A comissão organizadora do Brasil Fashon Designers – BFD divulgou os 10 novos talentos que estão na disputa do concurso BFD – Pernambuco 2024. Os finalistas foram selecionados a partir de 85 pré-inscrições realizadas previamente e que cumpriram as regras e prazos constantes do regulamento do certame.

Idealizada pelo Febratex Group, esta edição promete elevar ainda mais o cenário da moda brasileira, destacando a criatividade e a inovação dos jovens designers pernambucanos. Com uma mistura eclética de estilos, influências e técnicas, os 10 finalistas propõem uma visão única e emocionante da moda contemporânea, com suas inspirações a partir do tema central do projeto: Agreste Pernambucano.

As criações passearam por diversos imaginários da região. “Os 10 finalistas mergulharam nas suas memórias e no baú de referências que o pernambucano tem do seu Agreste. Detalhes da geografia, grupos folclóricos e culturais, carrancas, redes, fuxicos, vaqueiros nordestinos, a história de moda de Toritama, Caruru e Santa Cruz do Capibaribe, o cangaço, as festas de São Caetano, o maracatu, as festas do passado e o esplendor da região compuseram a ambiência criativa que trouxe as coleções selecionadas dos 10 finalistas do projeto. Mesmo com pouco tempo entre o lançamento do regulamento e a entrega das coleções, não podíamos ter deixado de voltar a realizar o projeto por Caruaru. Fiquei surpreso com os projetos e com tanta criatividade”, concluiu o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes. 

Crédito: divulgação/Febratex Group

Agora, os finalistas entram em fase de produção das peças e de busca por parcerias estratégicas para garantirem a criação da coleção proposta. O desfile que vai coroar e apresentar os novos estilistas será realizado no espaço BACO’S, dentro do Polo Caruaru, no dia 18 de marco, às 19h. O evento se dará um dia antes da abertura da feira AGRESTE TEX, que começa no dia 19 e vai até o dia 22. Os looks vão compor uma exposição, a ser instalada no hall de entrada da feira, para votação popular.

Apoiadores

O Brasil Fashion Designers conta com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, além da Capricórnio e Brasil Botões, que forneceram a matéria-prima para os estudantes confeccionarem suas coleções. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é responsável pelo apoio institucional.

O BFD premiará as três melhores coleções com uma assinatura, por 12 meses, do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e mais um treinamento EAD da Academy.

Para Hélvio Pompeo Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group, o retorno do concurso é significativo para fortalecer a sinergia dentro da indústria têxtil. “Essa iniciativa une profissionais da moda com os recursos essenciais, como maquinário, insumos e matérias-primas, necessários para dar vida às suas criações, promovendo assim a integração ao longo da cadeia produtiva têxtil”, afirmou o executivo.

Para mais informações sobre o concurso, o desfile e o acesso ao regulamento, basta acessar o site: brasilfashiondesigners.com.br.

Confira quem são os participantes do BFD – Pernambuco 2024:

ALLYSON CESAR FIRME DA SILVA – 27 anos

Senai Paulista

Coleção VESTÍGIOS HÍBRIDOS

Inspirada na riqueza geográfica do Agreste Pernambucano, a coleção é uma volta ao passado e uma viagem ao presente nas tradições do Agreste através de roupas híbridas, promovendo uma consciência no ato de se vestir, consumir e interpretar as suas peças através de várias composições. As inspirações perpassam a geografia do espaço, traduzida e exaltada nas formas utilizadas nas peças, ressaltando a riqueza do Agreste, como a terra seca, o ar úmido, os picos e montanhas rochosas e os rios temporários, oriundos das chuvas. 

ANALÚ LUIZE ARAÚJO DA SILVA – 21 anos

UFPE - Caruaru

Coleção A RUA

A coleção propõe a junção de mundos distintos e culturais do Agreste Pernambucano. Um dos pontos de partida é a indumentária dos papangus de Bezerros, com toda sua extravagância e opulência, cruzando com a estética expressiva e atroz das carrancas. Os tons terrosos das paisagens agrestinas e o vermelho das carrancas darão cor e corpo à coleção. 

DANIEL BRITO DA SILVA – 26 anos

UFPE - Caruaru

Coleção A REDE E O FUXICO

A inspiração vem de histórias contadas, vividas e observadas em vivências no Agreste Pernambucano. Remete às redes confeccionadas por pescadores às margens dos rios Ipojuca e Capibaribe, remete a redes de histórias e tradições contadas por artesãos e artistas locais, e ainda a uma rede de trabalho de uma indústria em movimento. 

DEISIANE GERMANO SILVA – 28 anos

Senai Caruaru 

Coleção VAQUEIRO NORDESTINO

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência dos vaqueiros, expressadas nos trajes usados pelos vaqueiros. Essas foram as inspirações para criação de calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras. O excesso e volume nas peças representam o drama e a sensação de caos vivida pelo vaqueiro quando está em ação. 

ERIKA RAYSSA MARIA DOS SANTOS – 25 anos

Senai Paulista 

Coleção SAINT TORICARÚ

A coleção nasceu de uma necessidade em ver o jeans de outra forma, remetendo à alfaiataria e com um toque mágico de materiais sustentáveis, tendo presente o artesanato criado com plantas regionais, ecojóias e ecoprint. O nome da coleção floresceu de uma junção linda entre as homenagens à moda de outros países e os três pilares da Moda no Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz). 

FLAVIA TORRES NASCIMENTO – 36 anos

Senai Paulista

Coleção ESTRELAS DO AGRESTE

Esta coleção relê a estética icônica do cangaço, fenômeno social que se proliferou pelo Agreste pernambucano. Os looks têm como características principais a simplicidade e a funcionalidade, privilegiando o transporte de objetos, mobilidade e proteção do meio ambiente, compostos por bolsos, bornais e bordados, foram inspirados nos trajes dos cangaceiros. O nome da coleção faz referência às estrelas que enfeitam os chapéus dos bandoleiros, além de adornos, elas também eram símbolos místicos de proteção. 

GABRIEL ADELINO RODRIGUES SILVA – 20 anos

UFPE - Caruaru

Coleção BARULHADA

A coleção é inspirada em São Caetano, terra natal do designer. É uma ode ao berço do movimento cultural das “la ursas”, tradicionalmente investidas no mês de fevereiro, embebedadas pelo Carnaval, os personagens espalham pela cidade a cultura em sua pura definição, as cores, movimentos e máscaras, que instigam os descrentes a conhecer mais de perto a tradição. 

MARILIA EDUARDA DA SILVA – 20 anos

Senai Caruaru 

Coleção FIOS RÍTMICOS DO MARACATU

As criações celebram a vibrante tradição do maracatu pernambucano, trazendo para a passarela uma fusão única de estilo e ritmo. Cada look representa uma manifestação moderna da rica herança cultural, expressões de movimento e música. Embelezados com franjas generosas, cortes diferenciados e lantejoulas vibrantes, cada peça é uma manifestação de energia e alegria que ecoam dos tambores do maracatu. 

PATRÍCIA DE JESUS OLIVEIRA – 31 anos

Senac Recife

Coleção MEMÓRIAS DO AGRESTE

Um olhar sobre as mais famosas festas do passado para traduzir o presente em moda, usando memórias pessoais do Agreste como definidoras das formas, cores, volumes e sentidos. Olhando para os caiporas do Carnaval, os volumes do São João e os encantos do Festival de Inverno de Garanhuns, a coleção busca atualizar os códigos das festas através de um olhar contemporâneo. 

VALDIR MIGUEL DOS SANTOS – 32 anos

UFPE - Caruaru

Coleção ESPLENDOR AGRESTE

Uma ode à beleza resiliente do povo do Agreste Pernambucano e à exuberância dos cactos que resistem bravamente às adversidades da vida. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do Sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.