,

Abit oferece consultoria técnica para classificação de produtos do setor T&C

14/06/2021

A Abit passa a oferecer o serviço de classificação fiscal para produtos do setor têxtil e de confecção, tanto para empresas associadas como não associadas à entidade. A consultoria é feita por especialistas da área de engenharia têxtil com amplo conhecimento das regras de classificação. 

A consultoria técnica tem como objetivo auxiliar as empresas na identificação da classificação fiscal de suas mercadorias que, no Brasil, é feita pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). O código NCM é utilizado pelos países integrantes do Mercosul e tem como base o Sistema Harmonizado (SH). 

As classificações de cada mercadoria são utilizadas no preenchimento de documentos de comércio exterior e Nota Fiscal, por exemplo. A partir da identificação da classificação é possível determinar os tributos que devem ser pagos e o tratamento administrativo do produto, entre outros.

Erros de classificação podem causar prejuízos às empresas como atrasos nas operações, multas ou, em casos mais graves, até mesmo a perda da mercadoria na importação. 

Para mais informações sobre o serviço oferecido pela Abit, como valores, documentação necessária e tempo de emissão, entre em contato: comex@abit.org.br ou 11 3823 6145/6172.