,

Colabora Moda Sustentável e OIT lançam o Caderno de Moda Regenerativa e Circular para o setor da moda

22/12/2022

No final de um ano marcado pela urgência em relação às crises climáticas, o Colabora ModaSustentável–plataforma de inovação que reúne mais de 100 lideranças brasileiras–lança, com apoioda Organização Internacional do Trabalho (OIT), o e-book gratuito Caderno de Moda Regenerativa eCircular.

Direcionado a organizações, empresas e indivíduos do setor da moda, o Caderno tem oobjetivo de inspirar a mudança e iniciar ações por mais ética e sustentabilidade em um setor que aindagera múltiplos impactos socioambientais negativos.

Disponível para download, o Caderno de Moda Regenerativa e Circular traz o conteúdo dospainéis da oficina realizada em formato híbrido na Unibes Cultural, em São Paulo, em setembro de2022. Na ocasião, algumas das principais lideranças da moda no Brasil trabalharam em conjunto,compartilhando conhecimentos e vivências ligadas à transformação da indústria da moda. Além disso,uma síntese dos debates e links para aprofundamento compõem a entrega.

As reflexões de Marina Colerato(Instituto Modefica), Silvio Moraes (Textile Exchange),Sonia Chapman (Rede ACV), Victoria Santos (Senai Setiqt), Karina Penha (Nossas), Leticia Galatti(Is.Nau) e Patrícia Lima (Instituto Trabalho Decente) embasam a construção do Caderno, organizadoem dois módulos–ambiental e social. Ao fim, para inspirar a construção da moda regenerativa háum compilado de reflexões sobre o Bem Viver, trazidas pelo escritor, ativista ambiental e liderançaindígena Kaká Werá

Trata-se de uma publicação para ajudarindivíduos e organizações a avançarem por questõescomplexas ligadas à promoção da economia circular–como a escolha de fibras e outros materiais,avaliação e análise de ciclo de vida e o combate ao racismo. Seguindo a visão do Colabora ModaSustentável,valores como colaboração, ancestralidade e diversidade são essenciais para garantirjustiça climática e colocar a moda brasileira em linha com a natureza.

Anote:

O que:Caderno de Moda Regenerativa e Circular, oferecido pelo Colabora Moda Sustentávelem parceria com a Organização Internacional do Trabalho

Como acessar:pela página bit.ly/EbookModaCircular, onde é possível fazer download dodocumento gratuitamente