,

Abit e MDIC promovem cultura exportadora no setor de vestuário

08/03/2024

Uma parceria entre a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) irá executar o projeto “Aprendendo a Exportar Vestuário”.

Acordo de Cooperação Técnica nesse sentido foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 8 de março. O projeto é uma versão setorial do Aprendendo a Exportar – já oferecido pelo Ministério.

Segundo a Abit, a indústria brasileira de confecção de vestuário emprega 955 mil pessoas em mais de 19 mil empresas (com 5 ou mais funcionários). Produz 5 bilhões de peças por ano e é considerada referência internacional em diversos segmentos, como beachwear e jeanswear.

“Tendo em vista a dimensão do setor e a aceitação dos produtos têxteis brasileiros no exterior, que há um potencial importante para a expansão das suas exportações”, afirma a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

Em 2023, as exportações de vestuário alcançaram US$ 188,6 milhões, aumento de 25% em relação aos últimos quatro anos.

A ferramenta de aprendizado será disponibilizada gratuitamente em até três meses, conforme os termos do acordo assinado. Ela vai auxiliar as empresas a iniciarem sua jornada de exportação, com informações que consideram as especificidades desse segmento.

“Posto que a maioria das empresas do setor é de micro e pequeno porte, acreditamos que o conteúdo disponibilizado na plataforma servirá como um bom roteiro para que essas empresas iniciem sua inserção no mercado internacional”, destaca Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit,.

O “Aprendendo a Exportar Vestuário” trará procedimentos, etapas e cuidados para exportar de forma sustentável e segura, além de informações para uma melhor compreensão das oportunidades geradas pela atividade exportadora.

Elas Exportam

Outra iniciativa direcionada em parte ao setor é a segunda edição do programa “Elas Exportam”, com foco em vestuário e têxtil, além de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Desenvolvido pelo MDIC, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o programa tem como objetivo apoiar mulheres empreendedoras interessadas em expandir seus negócios no mercado internacional.

O programa oferece mentorias individuais, em que empresárias experientes no comércio exterior apoiam o desenvolvimento de iniciantes interessadas em se engajar na exportação.

A primeira edição foi realizada em 2023, em formato multisetorial. O edital da segunda edição foi lançado em fevereiro e as inscrições vão até 10 de março.

PNCE

As duas iniciativas estão alinhadas à Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), instituída pelo Decreto nº 11.593 com o objetivo de buscar aprimorar as políticas públicas, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de maior coordenação entre órgãos públicos ligados ao tema.

Entidades do setor privado interessadas em apoiar a PNCE podem inscrever seus projetos junto MDIC, nos termos do Edital de Chamamento publicado no final do ano passado pela Secex.

Com informações do MDIC