,

Minas Trend também abre espaço para novos

16/10/2017

Fabricantes de vestuário e acessórios apresentaram suas apostas para o Outono/Inverno 2018 durante a 21ª edição do Minas Trend, que foi realizado entre os dias 3 e 6 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Cerca de sete mil visitantes passaram pelo local que reuniu 229 expositores, sendo 119 deles de vestuário. A Abit apoiou mais uma vez a semana de moda mineira por meio do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e da Moda Brasileira, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. A entidade convidou jornalistas e compradores internacionais para a ação que completou dez anos de atividades.

Compradores visitam stands e realizam negócios - Crédito da foto: Zé Takahashi - Fotosite

Dentro desse universo de expositores estão marcas renomadas no mercado, já participaram de outras edições do Minas Trend e dividem espaço com outras que agora dão os primeiros passos na passarela da moda brasileira. É o caso da mineira Libertees, de Belo Horizonte, que trouxe as suas primeiras peças para o evento. Tendo a t-shirt como carro-chefe, a coleção “Vida” se desdobra em outras roupas em diferentes comprimentos e modelagens, em malha, poliéster e moletinho, entre outros materiais. O destaque fica por conta das estampas desenvolvidas a partir de ilustrações feitas por detentas do Complexo Penitenciário Estevão Pinto (MG) durante atividades na escola de artes do local. “Parte da renda da venda das peças é revertida para a compra de materiais para a própria escola”, conta Sabrina Mafra, sócia da marca. “A nossa ideia é que roupa, sustentabilidade e causa social andem juntas”, complementa Andréa Aquino. “Dar esse pontapé inicial aqui é um grande prazer”, acrescenta a estilista. Daniela Queiroga e Marcella Mafra também são sócias do projeto.

Sócias da Libertees (da esq.): Andréa Aquino, Sabrina Mafra, Daniela Queiroga e Marcela Mafra 
Foto: Mateus Meireles

O mercado de moda festa – principal segmento de atuação dos expositores do Minas Trend – também recebe sangue novo. A grife Flávia Rampelotti, por exemplo, tem apenas três anos de estrada e acaba de participar do salão de negócios pela terceira vez. Com peças clássicas e atemporais, a estilista homônima capricha no uso de rendas francesas e italianas e muitos bordados. Com sede em Uberlândia (MG), a marca já vende para diversas regiões do Brasil. “O Minas Trend tem sido uma boa oportunidade de negócios”, comenta a designer que prioriza o processo artesanal em suas peças.

Flávia Rampelotti mostra criações expostas no evento 

O calor pernambucano pede roupas leves e confortáveis. E se o assunto é moda praia, une-se a tudo isso o know how de quem produz o que será usado, principalmente, na imensa costa brasileira. Mas o Minas Trend mostrou que não há limites regionais e recebeu, pela primeira vez, a marca Praiana, de Recife.  Com o apoio do Sebrae-PE, a grife expôs no salão de negócios suas sugestões para moda balneário com estampas exclusivas que sempre ressaltam a cultura nordestina. Na coleção comandada pelos kaftans, também tem pareôs, camisas, calças e pantalonas. Neoprene, malha com proteção UV 50, crepe e seda estão entre os materiais que dão vida às roupas. “Acreditamos que o evento nos trará visibilidade para apresentar a  nossa cultura”, disse Ana Lúcia Costa, sócia da marca.

Anita Brito e Ana Lúcia Costa, da Praiana

Passarela – Paralelamente ao salão de negócios, o Minas Trend apresentou, divididos em dois dias, os desfiles das coleções de Inverno 2018 das seguintes marcas: Sindiroupas, Lucas Magalhães, Mollet, Natália Pessoa, Plural, Unity Seven, Bobstore, LED, Ronaldo Silvestre, Chocker, Anne est Folle e Manzan. Neste edição, o concurso Ready to Go - promovido pelo Sindivest-MG e com curadoria de Terezinha Santos, premiou Miêtta e Fe-Lis, ambas em primeiro lugar, Chris Gontijo em segundo e Libertees, em terceiro.  

Look da LED, que estreou no Minas Trend - Crédito da foto: Zé Takahashi -Fotosite

Setor – A indústria do vestuário e acessórios tem o maior número de estabelecimentos em operação no Estado de Minas Gerais. São 6.728, ou 10,03% do total, responsáveis pela geração de 77.750 postos de trabalho, ou 6,12% do contingente de trabalhadores industriais. É também o segundo maior empregador da indústria de transformação em Minas, atrás apenas do segmento alimentício e à frente do automotivo. Os números são da FIEMG, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais de 2014.