,

Instituto de Inovação do SENAI CETIQT em novo endereço

29/06/2018

Com o objetivo de fomentar a interação entre a Universidade e as Empresas, o SENAI CETIQT vai transferir em breve o seu Instituto de Inovação em Biossintéticos, de sua Unidade no Riachuelo, para o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, reconhecido polo de pesquisa e desenvolvimento nacional.

Laboratório do Instituto de Inovação em Biossintéticos - Senai-Cetiqt - Crédito da foto: divulgação

A transferência da área de Inovação para o novo prédio no campus da UFRJ já foi assinada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, “estar presente no Parque Tecnológico significa fortalecer a inserção do SENAI no ambiente da inovação com objetivo de apoiar a indústria brasileira no aumento de sua produtividade e competitividade”.

Dentro do Parque Tecnológico, o SENAI CETIQT ficará ainda mais próximo de diversas empresas do ramo de tecnologia que já trabalham em consorte com a instituição, além de outras que podem vir a ser parceiras também. Além disso, a integração com uma das maiores universidades do país será extremamente importante, pois abre portas para que os alunos de mestrado e doutorado da UFRJ trabalhem nos Institutos de Inovação e Tecnologia do CETIQT; bem como para o desenvolvimento de parcerias com pesquisadores da própria Universidade.

O prédio de 2.500m² já existente na UFRJ irá passar por reformas para adaptação do espaço a fim de receber os laboratórios e escritórios. “A grande massa crítica de conhecimento está lá, no Parque Tecnológico. Hoje é o local onde temos a maior geração de conhecimento tecnológico no Rio de Janeiro. Poder estar junto de empresas e da UFRJ facilita a geração de mais informações inovadoras para a indústria”, conclui o gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, Paulo Coutinho. O Instituto de Inovação em Biossintéticos atua nas áreas de Biologia Sintética, Transformação Química, Engenharia de Processos e Fibras. 

Para o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, a vinda do Senai Cetiqt para o Parque reforça o compromisso da instituição com o investimento na inovação nas mais diversas áreas da economia. “A proposta do SENAI é altamente sinérgica com todas as atividades desenvolvidas pelo Parque, pela UFRJ e pelas demais empresas e instituições instaladas”, diz ele.

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, o Parque ocupa uma área de 350 mil metros quadrados e abriga centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração. Hoje estão instaladas no Parque, 68 instituições, sendo 16 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 9 pequenas e médias, 7 startups do programa CrowdRio, 26 residentes da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, o Hub de Inovação da UFRJ, além de 9 laboratórios da própria UFRJ. Está em fase de construção o Centro de Referência Nacional em Farmoquímica, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), fortalecendo ainda mais as diferentes interações com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.