,

Fintechs ainda são desconhecidas das empresas, porém há potencial de crescimento

29/08/2018

Já ouviu falar de Fintech? O nome parece peculiar e pouco conhecido, mas vem sendo incorporado ao vocabulário dos empresários cada vez mais. Do inglês: finance and technology, o termo trata de um tipo de startup que atua na inovação e otimização de serviços financeiros. Geralmente, este tipo de empresa conta com o custo operacional muito mais baixo do que bancos tradicionais.

Eis que como mencionado anteriormente, as companhias estão se interessando pelas soluções oferecidas pelas fintechs. Pensando nisso, a Fiesp realizou uma pesquisa para identificar a utilização desta alternativa. Realizado com cerca de 400 empresas paulistas, o estudo aponta que a maior parte dos executivos ainda não conhecem a atuação destas startups, aproximadamente 54,8% dos pesquisados. A análise ainda mostra que 56,1% dos entrevistados estão insatisfeitos com o atendimento em relação a capital de giro dos bancos tradicionais.

A amostragem foi conduzida por Sylvio Gomide, diretor titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria e do Acelera Fiesp, que afirma que apesar do desconhecimento, o tema ainda terá maior destaque. “Há espaço para crescimento, já que a principal motivação das empresas que nunca buscaram crédito ou utilizaram outros serviços financeiros fora do sistema bancário tradicional é a falta de conhecimento, caso de 42,4% dos entrevistados”, disse em evento da Federação.

Veja a pesquisa na íntegra.