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EPI’s são importantes na prevenção de acidentes de trabalho

17/08/2017

Inúmeras são as atividades que exigem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Botas, máscaras, mangotes, capacetes, óculos, protetores auriculares, luvas, cintos de segurança e tantos outros acessórios de proteção tornam-se indispensáveis no dia a dia de inúmeros profissionais que colocam em risco a própria vida para desempenhar suas tarefas.

No entanto, somente o fornecimento dos equipamentos de segurança de trabalho não garante que os funcionários estejam protegidos contra acidentes. A utilização inadequada ou a não utilização destes itens implica em riscos e acidentes que poderiam ser evitados com a conscientização e treinamento adequado.

Uso de EPI e exigência legal

O uso de equipamentos de proteção individual é regulamentado pela norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os itens de proteção individual devem ser fornecidos gratuitamente ao colaborador para o desempenho das suas funções dentro da empresa.

Isso significa que é responsabilidade da empresa garantir que os funcionários façam uso adequado dos equipamentos de proteção individual, utilizando durante todo o período laboral e seguindo todas as especificações recomendadas pela empresa.

É importante destacar que para cada caso há um tipo de EPI específico, devendo a empresa realizar um estudo dos riscos ocupacionais e direcionar ações que possam reduzir ou neutralizar os perigos ao qual os funcionários estão expostos.

Para trabalhadores que operam em canteiros de obras, por exemplo, principalmente aqueles que realizam suas atividades em grandes alturas, a NR 18 exige o uso de um Sistema de Proteção contra quedas acidentais, além de outros itens de segurança de trabalho.

De acordo com dados da Abit, o mercado de roupas profissionais, que enquadram também em EPI, conta com 1,3 mil unidades produtivas no País. Além disso, a região de principal consumo é a Sudeste, liderada pelo Estado de São Paulo. O grupo consumidor que mais gasta com o produto é a classe média (poder de compra B2/C).