,

Empresas apostam na Febratex como vitrine para seus lançamentos

18/08/2016

Em uma área de 24 mil m², fashion truck, impressoras de estamparia digital mais rápidas, máquinas de cortes a laser e até um software para desenvolvimento em 4D foram algumas das atrações para mais os 96 mil visitantes da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil –Febratex. O evento reuniu 2,4 mil marcas de 60 países durante os dias 9 e 12 de agosto, na Vila Germânica, em Blumenau (SC). A Abit foi uma das apoiadoras e esteve na Feira para acompanhar as novidades das empresas. Veja abaixo:

A catarinense Audaces apresentou o primeiro programa de automação no mundo que permite que estilistas criem roupas diretamente sobre um manequim digital tridimensional para que, em seguida, possam materializar as peças em uma impressora 3D. Intitulada como “Audaces Ideia 4D”, a ideia quer agilizar um processo que costuma demorar alguns dias, pois envolve modelagem, corte do tecido e costura.  

Única tecelagem em denim em toda feira, a Canatiba levou em seu fashion truck o “Denim Malha”, que conta com o aspecto do tecido de malharia, porém traz características de lavanderia jeans. O produto está disponível em pesos que variam entre 8 a 11oz, além de vários níveis de elasticidade. Outra aposta foi o artigo “Megaflex Therma Comfort”, denim inédito no Brasil que pode ser utilizado na confecção de peças para caminhadas em dias quentes e ser usado em locais onde a temperatura é muito elevada.

Facilitadora de processos para o setor têxtil e de confecção, a Delta Equipamentos trouxe a embaladeira automática de rolos “EWB700 iConcept Packing”. A máquina automatiza o método de embalagem de tecidos de maneira econômica e mais rápida.

Já a Epson, que recentemente comprou a Robustelli, levou equipamentos para sublimação em impressão direta sobre tecidos de algodão com a tecnologia “PrecisionCore®”, que imprime em duas cabeças. A empresa apresentou o sistema de tinta “UltraChrome DS®”, no qual o preto de alta densidade proporciona tons pretos intensos, neutros e sombras densas, que são necessárias em alta costura, esportiva, praia e artigos de decoração. 

Pensando em otimizar o processo de corte em estampas localizadas, a Lectra levou à Febratex o software “Vector IX Mosaïc”, que facilita o encaixe, corte e montagem de peças com desenhos. De forma que o molde combine perfeitamente quando montado, trazendo mais agilidade no gerenciamento da produção. Ainda durante o evento, a companhia fechou uma parceria com o Senai de Blumenau, que tornará possível a inauguração de um showroom da Lectra nas dependências da instituição de ensino para a instalação de uma máquina “Vector iX Mosaïc”.

A Haco, indústria de soluções para identificação, também marcou presença no evento e convidou seus clientes e demais profissionais do setor têxtil e de confecção para conhecerem seu material inspiracional, como o "Black Book 3", voltado para o segmento de moda feminino e masculino. No livro é possível encontrar sugestões de cores, aplicações e formatos de tags, etiquetas, patches, entre outros produtos do portfólio da marca.   

A fabricante catarinense de linhas e zíperes Sancris apostou no lançamento do fio de alta tenacidade “100% Poliamida Bonderizado”, para que os filamentos que compõe o produto não filamentem ao costurar. Trata-se de um item indicado para o setor calçadista, pois propõe maior resistência e durabilidade.  O “100% nylon 666”, fio entrelaçando a ar direcionado à malharia retilínea também foi apresentado na Febratex.

A Sintequímica Do Brasil exibiu novas cores em pigmentos para estamparia digital, que são “Sinterdye”, “DuPont Artistri”. A “Swiftjet” é uma máquina de aplicação de pré-tratamento para impressão digital têxtil também foi levada à Feira. Além de um novo ligante da “Dow” com 40% de sólidos.

Com 140 funcionários diretos e três plantas fabris, sendo uma em Piracicaba (SP), uma em Gaspar (SC) e outra em Contagem (MG), a SPG Prints produz 110 mil cilindros para impressão por ano e expôs a “Javelin”, que é uma impressora digital voltada para empreendimentos com demandas pequenas.  Já a “Pike” conta com jatos de tamanhos variados a 4 mm, permitindo ampla gama de substratos.

A próxima edição da Febratex deve acontecer entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018. 

*Crédito de imagens: Giselle Seibel/Febratex