,

Confiança do setor industrial apresenta estabilidade em maio

19/05/2017

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), teve alta de 0,6 ponto entre abril e maio, tendo em vista que o registro atual ficou em 53,7 pontos. Tal avanço no dado ameniza, parcialmente, a retração entre março e abril, que foi de 0,9, conforme indica pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O ICEI vem se mantendo estável desde fevereiro em, aproximadamente, 53,3 pontos. Em comparação a maio de 2016, o índice não passou da média histórica de 54 pontos. A classificação do número tem como base 50 pontos, ou seja, na possibilidade de registro superior, a confiança industrial fica evidente, caso contrário, é sinônimo da ausência na segurança dos negócios no setor.

“Os empresários industriais estão certamente mais confiantes com relação ao ano passado, mas para uma recuperação do investimento suficiente para impulsionar a economia ainda é necessário um crescimento mais significativo do ICEI”, explica a CNI.

Entre os componentes do ICEI, as “condições atuais” foram apontadas com indicador de 46,3 pontos. Por outro lado, as “expectativas” são positivas, em meio ao índice de 57,4 pontos.

Realizado entre o dia 2 e 12 deste mês, o levantamento contou com a participação de 3.008 empresas, sendo que 1.231 são de pequeno porte, 1.097 são médias e 680 grandes.