,

Como criar planos de carreira através da avaliação de desempenho

25/02/2019

A Brandili, empresa têxtil de moda infantil com mais de 900 colaboradores, chega a 2019 aumentando a avaliação de desempenho dos colaboradores. A ação, que foi implementada na companhia em 2014, completou cinco ciclos e agora passará a ser por carreira também para cargos operacionais e administrativos. “Quando se tem ciência de onde e como é preciso melhorar, é mais fácil buscar o crescimento profissional. Esse apoio e busca por uma melhoria em conjunto faz toda a diferença”, explica Jesiele Cristina Chaves Cabral Stanchak, coordenadora de Desenvolvimento Humano da Brandili.

Com base no sucesso da implementação deste tipo de feedback aos funcionários, a Brandili separou três passos para inserir e trabalhar a avaliação de desempenho e os planos de carreira dentro da empresa para os mais diversos cargos: 

1. Preparação dos líderes: a maneira como você recebe um feedback sobre seu desenvolvimento no trabalho pode mudar completamente a maneira como você se vê e se entrega para a sua função dentro da empresa. Nesta hora, o papel de um líder é fundamental. Ao trabalhar a avaliação de desempenho, busque primeiro preparar e treinar os cargos de liderança. Na Brandili, gestores, coordenadores, supervisores e líderes de produção participam de um treinamento com orientações sobre feedback e também o entendimento sobre a metodologia utilizada. A avaliação de desempenho inicia com os cargos de gestão, onde além da autoavaliação, cada gestor é avaliado também pelos profissionais ligados diretamente a ele.

2. Planejamento interno: para um programa eficaz é preciso preparação e organização. Ter uma definição clara de carreira traz aos colaboradores uma visão mais ampla sobre as oportunidades e também sobre o que a empresa espera dele, além disso, a avaliação de desempenho irá reforçar a importância da prática frequente do feedback entre as equipes e seus gestores. Todos os cargos podem ser descritos e analisados utilizando como referência itens como conhecimento, habilidades e atitude.

3. Trabalho em conjunto: neste ponto entram em cena colaborador e líder. Após a avaliação do colaborador, é o momento de conhecer habilidades individuais, senso crítico e elevar o nível de autoconhecimento. O colaborador recebe o feedback sobre o seu desempenho e suas oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa. Em seguida, em conjunto com o seu líder, criará o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Onde juntos pensarão em atitudes e ações que impactariam diretamente no seu desempenho diário. Assim, de forma muito simples, podem ter a oportunidade de pensar no futuro da carreira e no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Jesiele Cristina Chaves Cabral Stanchak, coordenadora de Desenvolvimento Humano da Brandili