,

Abit anuncia próxima edição de seu Congresso em parceria com Minas Trend

18/04/2019

A 24ª edição do Minas Trend – que aconteceu de 9 a 12 de abril, no Expo Minas, em Belo Horizonte (MG), ficou marcada por diversos anúncios. Já durante a abertura, em uma coletiva de imprensa, o presidente da Abit, Fernando Pimentel, anunciou que o 4º Congresso da Entidade será realizado em parceria com o evento mineiro, nos dias 22 e 23 de outubro. "Vamos trabalhar em paralelo ao Minas Trend, aumentando o conteúdo e trazendo um novo público para dentro desta importante iniciativa", afirmou o executivo.

Da esq. para a dir.: Ronaldo Fraga, Fernando Pimentel e Flávio Roscoe

Ainda durante sua fala Pimentel comentou sobre o cenário da indústria têxtil e de confecção. "O Brasil é um país com potencial que não está sendo explorado. É nosso papel promover e defender de concorrências desleais, mercado informal, entre outros, para atingirmos esse patamar", destacou.

Já Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, organizadora do Minas Trend, enalteceu a iniciativa. “A Abit vai trazer grandes nomes e promover em paralelo ao nosso empreendimento, fará com que um público novo possa conhecer seu simpósio. Teremos um conjunto robusto de players do mercado, nos tornando mais fortes ainda”, afirmou.

Intitulada como “Dias de Sol”, esta edição do Minas Trend apresentou as coleções de Verão 2020 das mais 180 marcas expositoras, incluindo vestuário, têxtil, bolsas e calçados e joias e bijuterias -, distribuídos em 253 estandes.

Sob a direção criativa do designer Ronaldo Fraga, o MW quer aproximação com o público em geral da capital. “Se faz necessário para a cultura mineira e abrir as portas para a cidade. Por isso, temos outras atrações, como desfiles abertos aos visitantes. O sucesso da moda depende de nós”, enfatizou Fraga.

Backstage desfile de abertura

Outra novidade é a introdução do setor cosmético, com um estande institucional do Sindusfarq e a feira gastronômica “Aproxima” – curadoria de estabelecimentos com diversidade alimentar.

Na passarela, o coletivo de Alagoas composto de marcas como AquasBeachwear, Alana Tenório, Caleidoscópio, Carol Paz, Estúdio Monteferro, Endy Mesquita, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante trouxeram parte da moda nordestina ao Sudeste. Além disso, Fátima Scofield, TrendbijouxbySindijoias, Skazi, Patrícia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz mostraram suas coleções aos convidados.

Desfile Skazi

No salão de negócios, os expositores apresentaram seus produtos para a temporada e demonstraram otimismo. Os números da indústria da moda no Estado confirmam o potencial mercadológico: é a segunda maior cadeia produtiva em geração de empregos em Minas Gerais, com 18% dos postos de trabalho da indústria de transformação.

A criatividade das marcas mineiras e o clima acolhedor também contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram muito e o esforço pode ser visto nos produtos expostos, fruto da criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Ele lembra ainda da força do evento, que abriu as portas para a população, com variada programação cultural, gastronômica e de palestras.

Salão de negócios Minas Trend

Além de apoiar o Minas Trend, a Abit trouxe jornalistas e compradores internacionais por meio do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com a Associação.

*Crédito de imagens: Sebastião Jacinto Júnior