Apresentação sobre o Guia das Linhas de Fomento
voltar

 

O Guia das Linhas de Fomento surgiu a partir da seguinte constatação: “É inegável: o Brasil tem vários instrumentos de fomento às atividades industriais e a realização de negócios internacionais. Contudo, da mesma forma, não se pode questionar que essas iniciativas estão dispersas e que, via de regra, a linguagem utilizada para divulgá-las é, normalmente, pouco clara ao público que deveria beneficiar.”. Diante disso, por meio de Convênio firmado entre a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foi possível concluir, como um dos resultados dessa parceria, essa importante ferramenta de consulta e estímulo à atividade produtiva, com foco no setor têxtil e de confecção.

 

O propósito deste guia é o de reunir e informar, em uma única fonte, todas as linhas de fomento disponíveis no País, possíveis de serem utilizadas pelas empresas do setor. Mais importante do que isso, em uma linguagem simplificada e com apoio de um glossário, sempre que os termos mais técnicos forem inevitáveis e insubstituíveis por outros de uso comum.  

 

Importante registrar também, que muito embora todos os esforços tenham sido empreendidos no sentido de abranger a totalidade das linhas de crédito, é possível que algumas, ou mesmo algum agente de fomento, possam não ter sido incluídos, ressaltando que as informações serão atualizadas periodicamente, na medida em que ocorrerem alterações no mercado, com a inclusão ou exclusão de linhas de fomento ou mesmo com a inclusão de outros antes não localizados.

 

Eis aqui a relevância deste trabalho, que é dinâmico e pode – de forma eletrônica – ser consultado e atualizado periodicamente.

 

Evidentemente, esse guia não substitui a consulta à própria instituição de fomento, trazendo apenas as informações básicas para que a empresa interessada possa, de forma rápida e eficaz, obter indicativo do caminho a ser percorrido para obtenção do benefício do fomento.

 

Cabe chamar a atenção, portanto, – antes de qualquer decisão de investimento ou tomada de crédito – para a indispensável busca de informações completas das instituições listadas. Nenhum dos responsáveis pela materialização desse guia define ou limita as condições necessárias e suficientes para cada uma das operações de crédito, apenas indica a sua existência e onde poderão ser obtidas outras informações.

 

Assim, os dados ora disponibilizados são de caráter meramente informativo e tiveram origem nas respectivas instituições financeiras, sendo que, periodicamente, poderão ser alterados, na medida em que mudanças naquelas instituições ocorrerem.

 

Deste modo, este minucioso levantamento aqui empreendido, permite ao empresário executar seus próprios filtros e buscas das linhas de fomento disponíveis. Pode, portanto, ajudar na obtenção de crédito e estimular a atividade empresarial, a inovação e o desenvolvimento da indústria têxtil e de confecção do Brasil.

 

Por fim, é necessário frisar que a ABIT, a NOBEL e o MDIC não se responsabilizam por eventuais equívocos, contradições ou mesmo danos causados durante o uso das informações disponibilizadas neste guia.

Inobel Planejamentos
Governo Federal
by Guest