Quem Somos

MUITO MAIS FORÇA PARA O SETOR E PARA O BRASIL

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957*, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ US$ 37 bilhões.


O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil: é a quinto maior indústria têxtil do mundo, o segundo maior produtor de denim e o terceiro na produção de malhas. Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 5,4 bilhões em peças de vestuário, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.

Para atender todas as demandas da Cadeia Têxtil, que inclui as empresas produtoras de fibras naturais, artificiais e sintéticas, passando pelas fiações, beneficiadoras, tecelagens indo até as confecções, a Abit mantém uma estrutura física e intelectual para dar suporte e orientação aos associados. Todas as atividades realizadas pela equipe de colaboradores e consultores visam apoiar o desenvolvimento sustentável das empresas do setor, bem como defender seus interesses junto aos órgãos governamentais e entidades nacionais e internacionais. Com trabalho integrado, a Abit quer tornar o setor têxtil e de confecção brasileiro uma referência em tecnologia e inovação no cenário mundial.

Conheça uma pouco mais sobre a Abit e os serviços que presta em prol do desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção.

(*) inicialmente, foi fundada com o nome de Associação Paulista da Indústria Têxtil 



Abit: a casa da indústria têxtil e de confecção

Na última quadra da rua Marquês de Itu, na capital paulista, ergue-se o imponente casarão da Abit, em meio aos prédios que dominam a região. Tombada como Patrimônio Histórico da cidade, a “Casa das Quatro Meninas*”, como era conhecido o casarão na década de 20, ainda chama a atenção por suas linhas neoclássicas de estilo francês. Por seus salões passaram ex-presidentes, pintores e escritores modernistas, embaixadores, barões do café e revolucionários de todas as épocas.


Desde 1962, quando se tornou sede da Abit, novos idealistas passaram a freqüentar o casarão. Os empresários têxteis e de confecção encontraram onde abrigar suas idéias, trocar informações, discutir o futuro do setor e construir a projeção mundial de toda uma cadeia produtiva.

Hoje, a Abit aglutina associados de todo o Brasil, empresários de todos os elos da cadeia têxtil, desde as fibras naturais e químicas, passando pelas fiações, tecelagens, até às confecções. No casarão da Marquês de Itu vários comitês discutem o que é preciso ser feito para continuar gerando emprego e renda no País. É essa troca de idéias e o fortalecimento dos ideais que conferiram à Casa das Quatro Meninas mais que um endereço histórico, mas uma referência no Brasil e no mundo.



Área do Associado
Esqueci minha senha