Congresso Internacional Abit 2021: como agregar novos valores aos negócios?
27/10/2021
Abrindo os painéis do Congresso Internacional Abit 2021, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, de forma 100% virtual, Ligia Paes de Barros, head do WGSN Mindset LATAM, trouxe questões relacionadas ao futuro da indústria e os principais valores de negócios.
“Inevitavelmente a pandemia foi um grande propulsor de tendências, de maneira que trouxe um conjunto de valores que marcam uma geração. Podemos chamar isso de Zeitgeist, que é um termo alemão cuja tradução significa sinal dos tempos. E é como podemos denominar como as pessoas estão respondendo e se sentindo em relação ao que estamos vivendo”, destaca.
Ainda de acordo com a especialista, o momento da explosão de casos de coronavírus acelerou vários comportamentos. Desta forma, o que já estava perto de um fim, teve seu interrompimento abrupto e o que estava iniciando, deslanchou.

Pode parecer uma mudança de direcionamentos para algumas faixas etárias, mas Ligia garante que afeta todas as pessoas. “Os boomers, por exemplo, agora passaram a confiar totalmente na tecnologia. Ao mesmo tempo que Millenials refletiram sobre suas compras e o que é realmente ter sucesso, entendendo a importância da simplicidade”.
Pensando nisso, a relação de consumo foi impactada fortemente e os clientes passaram a buscar produtos que se identifiquem com três principais pilares: conveniência, sustentabilidade e fator humano.
A ideia é que as marcas busquem inovar em seus serviços e artigos trazendo estes conceitos como valores agregados ao que oferecem. “Como as empresas podem criar diálogos por meio da moda? Como trazer o espírito colaborativo do comprador para um produto?”, questionou Ligia.
Esses e outros debates pautaram o painel, que também trouxe cases de sucesso de companhias que aplicaram as trends discutidas.

Case da 3rd Ritual que buscou conforto para os produtos no momento de pandemia