Congresso Internacional Abit 2021: abertura oficial

27/10/2021

O presidente Fernando Pimentel fez a abertura oficial do Congresso Internacional Abit 2021, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, de forma 100% virtual. Durante discurso, o executivo ressaltou aspectos relacionados ao tema desta edição: Transição no sistema global de moda. “Estamos vivenciando mudanças grandes e o assunto escolhido reflete bem esse contexto. Nosso setor é comprometido com avanços, soube se reinventar e buscou incorporar tecnologias”, enfatizou. “O Congresso realizado pela Abit se consolida cada vez mais entre todos os elos que compõem a rede do setor têxtil e de confecção”, acrescentou Pimentel.

A abertura oficial da sexta edição do evento também contou com a participação digital de autoridades. Entre elas, o deputado federal Marcos Pereira (REPUBLICANOS-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista “José Alencar” para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confeçção. “Tenho a absoluta certeza de que será um evento promissor para a indústria têxtil do Brasil e do mundo”, disse.

O senador Esperidião Amin (PP-SC), líder da Frente no Senado, ressaltou a importância do setor T&C no contexto da pandemia. “Estamos vencendo as últimas etapas dessa tragédia da humanidade, a Covid 19. Ela nos impõe novos desafios que precisamos enfrentar com inovação e criatividade. E esse setor é crucial para a economia e para a sociedade brasileira”.

O diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou a relação da instituição com a indústria da moda. “O Sebrae tem parceria com o universo das confecções, onde estão empresários empenhados como o Brasil precisa”.

Augusto Pestana, presidente da Apex-Brasil, destacou o exitoso relacionamento e as atividades que a Abit, por meio do Programa Texbrasil, tem desenvolvido com a Agência. “Temos uma parceria sólida com essa Associação, visando a consolidação e o amadurecimento do Texbrasil, um dos nossos primeiros projetos. Seguimos com o objetivo de tornar as empresas e marcas mais fortes e reconhecidas internacionalmente”, salientou ele.

Otávio Burgardt, diretor de Inovação da Finep, também deixou uma saudação aos congressistas. “Faço votos que haja muita interação e inovação entre os participantes desse importante encontro”.

Sergio Motta, diretor Geral do Senai-Cetiqt ressaltou a importância do Congresso Abit. “O evento é um dos mais importantes do setor no Brasil e somos parceiros estratégicos com foco em inovação”.

DesafioDurante a abertura do Congresso foi realizada a cerimônia de premiação da terceira edição do Desafio de Ideia. Desta vez, as empresas Cedro e Maryssil foram as desafiantes para alunos do Senai de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. É uma atividade baseada nos conceitos de inovaçãoaberta e design sprint e tem como objetivo que os alunos das instituições de ensino possam desenvolver soluções criativas para problemas identificados e propostos por empresas parceiras.

O grupo vencedor do desafio proposto pela Maryssil foi a equipe Amarela, anunciou Benjamin Minatto, presidente da empresa.

Já Edson de Paulo Gonçalves, gerente de Desenvolvimento e Inovação da Cedro, revelou que a equipe Vermelha foi a vencedora. 

“Realizar mais uma edição do Desafio de ideias é uma alegria muito grande. Ficamos muito entusiasmados com os trabalhos que foram apresentados”, frisou o presidente da Abit. Ricardo Terra, diretor do Senai SP reforçou o significado da competição. “O projeto une setor produtivo e academia trazendo desafios reais das indústrias”. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flavio Roscoe, acrescenta que alunos e empresas aprendem com o desafio. “O Senai de Minas Gerais tem o maior prazer em apoiar essa iniciativa”.

Assista ao vídeo sobre os cinco dias de trabalho dos grupos nos desafios propostos pelas empresas.