Sessão Especial III - A importância das Parcerias Público-Privadas

09/11/2023

Mariele Christ - Gestora de Projetos da ApexBrasil

Atuando entre o público e o privado, a ApexBrasil apresentou seus resultados em 2022 ao apoiar exportações das empresas brasileiras e investimentos no Brasil. Até o momento, os resultados da Agência só crescem:foram 14.462 empresas atendidas de todos os setores da economia,além da atração de US$ 7,4 bilhões em investimentose a geração de mais de 5 mil empregos. A Apex atua em duas frentespara atender as empresas: o PEIX que capacita exportadores e os Projetos Setoriais, como o Texbrasil para a indústria têxtil e de confecção que existe há mais de 20 anos. “O Texbrasil é uma ponte que liga empresas compradores em todo o mundo e hoje são 388 empresas apoiadas que representam 57% das exportações do setor. É um mito achar que exportação é só para os grandes. Temos várias pequenas e microempresas dentro do Programa” enfatizou Mariele Christ, Gestora de Projetos da Apex. A executiva mostrou os resultados de 20 anos do Texbrasil, com mais de 1.900 empresas já atendidas, cerca de US$ 10,5 bilhões em produtos exportados, 504 feiras internacionais que geraram US$ 460 milhões em negócios, atuando em cinco pilares: cameba, têxtil, confecção, TT e NT. “Estamos à disposição, através do Texbrasil para as empresas que desejam exportar, de qualquer porte, capacitando e aproximando dos mercados-alvo de cada pilar” conclui Christ. 

Anacleto Ortigara - Diretor de Administração e Finanças do Sebrae

O Sebrae apresentou a importância das micro e pequenas empresas na economia nacional, inclusive para geração da maior parcela dos empregos do País, porém também abordou os ciclos de sobrevivência dessas empresas. “Pensar em internacionalizar uma marca pequena é aumentar o tempo de vida dessa marca e até torná-la uma grande empresa. Quem está preparado para exportar, está preparado para o mercado nacional” afirmou Anacleto Ortigara, do Sebrae. A Abit possui um convênio com o Sebrae chamado Vista Brasil que tem capacitado, promovido negócios e até levado empresas para feiras internacionais. 

Giuliano Donini - Presidente Câmara de desenvolvimento da indústria da moda da FIESC

Nesta sessão, Giuliano Donini, presidente da câmara da moda da FIESC, apresentou os o cenáriosdas milhares de pequenas empresas do setor têxtil e de confecção de Santa Catarina e seus imensos desafios, semelhantes ao que acontece no resto do Brasil. Participam da Câmara 168 empresas e sindicatos do setor que elencaram 10 prioridades urgentes para o setor. A atuação da câmara também envolve defesa de interesse em assuntos como reforma tributária, competitividade e temas legislativos do Estado, através da Federação.“A FIESC apoia a câmara na formação de costureiras, com empresas madrinhas, com núcleo de negócios e com o D.Lab com oferecimento de dados públicos e privados para a construção de estratégias. Desta forma, a Federação tem se mostrado mais sensível às demandas das empresas e investido nessas necessidades” disse Donini 

Fotos: Soul Studio