,

Moda.Ind-SP: Abit lança programa de capacitação de empresas do setor paulistas

24/05/2021

A Abit foi uma das vencedoras de edital publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo para desenvolver um projeto de fomento para as empresas têxteis e de confecção localizadas no Estado. A proposta da Abit, batizada de Moda.Ind-SP, apresenta um programa de capacitação para as empresas paulistas e receberá recursos parceladamente, juntamente com outros vencedores como APL’s de tecnologia dos municípios de Marília e Ribeirão Preto, além de um Arranjo Produtivo de Quilombolas. O convênio terá vigência de dois anos.

A Abit pretende realizar palestras informativas sobre o Programa e incentivar empresas a se inscreverem para participar da capacitação. Após a etapa de qualificação dos interessados, que terá número limitado de inscritos, o Moda.Ind-SP oferecerá módulos de ensino à distância e consultorias virtuais ou presenciais, visando análise e adequação de produto, montagem de coleção, gestão de produção mais competitiva e acompanhamento individual de agência de marketing digital orientando estratégias em canais de venda, dentre outros conteúdos já identificados como pontos de melhorias para as empresas do setor. O subsídio do Governo garantirá um valor incrivelmente acessível a pequenas e médias empresas.

O Moda.Ind-SP ainda irá produzir um Estudo Prospectivo para orientar estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo para o setor têxtil paulista, revelando os pontos fracos da cadeia e direcionando para onde os esforços do Governo e do setor devem se concentrar.

“Nosso setor foi um dos mais afetados nesta pandemia, porém é um grande gerador de empregos. Estamos felizes por sermos agraciados com este recurso que irá contribuir para o fortalecimento de muitas empresas”, declarou Fernando Pimentel, presidente da Abit durante evento virtual de assinatura dos termos, em 28 de abril. “Que esse investimento se reverta em grandes oportunidades de inclusão, crescimento e retomada da economia. Vamos seguir em frente”, acrescentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

O Moda.Ind-SP será lançado oficialmente no dia 1 de junho durante evento em que também serão recebidas as inscrições das empresas interessadas em cumprir todo o roteiro de capacitação. As inscrições estão abertas.

Panorama do setor - Em São Paulo, os principais polos têxteis estão concentrados na Capital, Região de Americana, Região de Sorocaba, Região de Jundiaí, São José do Rio Preto e Tietê. Neste universo paulista estão empresas têxteis, mas principalmente confecções que chegam a 14 mil empresas no Estado, que empregam perto de 430 mil trabalhadores diretamente, das quais 11,4 mil são confecções de pequeno e médio portes.

Segundo o último levantamento feito sobre o panorama do setor T&C paulista, a produção dele em São Paulo corresponde a R$ 49 bilhões de faturamento, com investimentos anuais da ordem de R$ 580 milhões e emprega diretamente 430 mil trabalhadores em fábricas dos mais distintos portes.

São Paulo perfaz, hoje, cerca de 26,8% do PIB nacional têxtil, mas já chegou a representar algo acima dos 30%.