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Guararapes apresenta receita líquida de R$2,2 bilhões e acelera ritmo de vendas

12/08/2022

A Guararapes Confecções S.A. (B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, BALCÃO: GUAR3), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, apresenta um desempenho consistente na divulgação de seus resultados do 2T22. A Receita Líquida Consolidada do Grupo atingiu R$2,2 bilhões, crescimento de 28,8% comparado com o mesmo período do ano anterior. Já na comparação semestral, a alta foi de 33,4% acima do apontado no primeiro semestre de 2021. O EBTIDA Ajustado cresceu 28,2% em relação ao 2T21, batendo a marca de R$261,9 milhões no trimestre. 

De abril a junho de 2022, a companhia apresentou uma aceleração no ritmo de vendas de mercadorias, que totalizou R$1,6 bilhão no 2T22, evolução de 24,1% em relação ao 2T21 e 27,1% frente ao mesmo período de 2019, refletindo a assertividade, qualidade e variedade de produtos e aceitação da coleção, além da antecipação do inverno. O balanço traz como destaques as categorias de vestuário (feminino, masculino e infantil), com altas de 31,3% e 34,4% frente aos 2T21 e 2T19, respectivamente. Os produtos fabricados pela Guararapes representaram 39% da venda total de vestuário, o que garante ainda mais agilidade e adequação ao mix da Riachuelo. 

O Lucro Bruto de mercadorias totalizou R$ 849,8 milhões no 2T22: 35,7% a mais do que o mesmo trimestre de 2021, com margem bruta de mercadorias de 53,2%, patamar muito próximo aos maiores níveis históricos. Esse resultado reflete a evolução da proposta de valor do grupo combinada com a dinâmica de repasse de preço. Nesse mesmo período, a margem de vestuário alcançou 57,6%. 

O EBITDA de mercadorias apresentou uma expressiva evolução de 118,7%, alcançando R$221,8 milhões, em função dos maiores volumes de venda e aumento do lucro bruto no período. A margem EBITDA expandiu para 13,9%, um ganho de 6,0 p.p. vs o 2T21. O EBITDA consolidado totalizou R$261,9 milhões no trimestre, crescimento de 28,2% em relação ao 2T21. 

No 2T22, o volume de vendas originadas via aplicativo da companhia correspondeu a 42% do total das transações online, com aumento de 58% do número de usuários diariamente ativos no app comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. Adicionalmente, vale destacar a força do cliente phygital, que compra três vezes mais e representa cerca de 16% da venda total, considerando os últimos 12 meses. Mantendo a mesma robustez de crescimento, a e-Store, plataforma de prateleira infinita com estoque online e off-line 100% integrado com as lojas físicas, teve 12,5% de participação dos pedidos dos canais digitais no 2T22. 

O marketplace de moda e lifestyle da Riachuelo conta atualmente com mais de 325 sellers, totalizando cerca de 518 mil ofertas e mais de 1,7 milhão de SKU´s disponíveis para venda, o que resultou em uma participação de 11,6% nos canais digitais do Grupo. A penetração do cartão Riachuelo nas compras efetuadas no marketplace atingiu 58% no 2T22, e 83% dos clientes que compraram no marketplace são novos clientes no ecossistema, o que reforça o sucesso da estratégia da companhia. 

Como parte da sua estratégia omnicanal, o Grupo Guararapes tem focado na eficiência dos investimentos em mídia relacionadas à operação online, deixando a critério do consumidor a escolha do canal de vendas que mais se adequa ao seu perfil. O incremento na eficiência operacional também ficou evidente com a diminuição de 32% no custo por entrega dos pedidos despachados pela loja (Ship from store). Além disso, o custo médio por pedido total reduziu 18% e o custo líquido de frete apresentou queda de 1,6 ponto porcentual (p.p.) se comparado ao 2T21. Em linha com tais registros, houve crescimento de 96% na quantidade de pedidos nos modelos “Retire em Loja” e “Retire Rápido”, que representaram 18% das vendas dos canais digitais. 

O segundo trimestre de 2022 também foi marcado positivamente pela expansão da companhia, com a inauguração de 10 lojas: quatro lojas Carter’s, três lojas Riachuelo, duas lojas FANLAB e uma Casa Riachuelo no formato “store in store”. 

Banco Digital Midway - A Midway, plataforma integrada de serviços financeiros, que inclui a conta digital, cartões, empréstimos, seguros e assistências da Guararapes, atingiu a marca de 2 milhões de contas abertas no segundo trimestre de 2022. 

Diante de um cenário macro desafiador e com uma gestão orientada a dados e modelos, a companhia implementou políticas de crédito conservadoras e procurou oportunidades nas estratégias de cobrança, com isso, o nível de perda do cartão Riachuelo e o nível de perda das operações de empréstimo pessoal atingiram, respectivamente, 4,5% e 13,1% ao final do segundo trimestre de 2022. Esses patamares refletem o posicionamento de melhora de risco da carteira de crédito da Midway que vem sendo tomado ao longo dos últimos trimestres. O aumento de 4,1% no 1T22 para 4,5% no 2T22 do nível de perda do cartão Riachuelo está relacionado, principalmente, com as operações do cartão bandeira e com o contexto de um cenário mais desafiador, porém segue abaixo da média histórica da empresa. 

Campanhas nativas digitais e iniciativas ASG (Ambiental, Social e Governança) - Durante o período, vale destacar a forte visibilidade das campanhas nativas digitais da Riachuelo, protagonizadas por influenciadores de grande impacto, com alto engajamento e alcance no ambiente digital. A companhia foi, ainda, uma das marcas em destaque do Ranking Brand do Emplifi para Instagram. Sob esse aspecto, a implementação da estratégia de live commerce contou com a realização de 14 eventos no 2T22, com foco em moda, beleza e Casa Riachuelo. 

O programa Moda queTransforma, dedicado a aumentar o ciclo de vida do produto, arrecadou 275 kg de roupas, calçados e acessórios doados por clientes nas lojas, cujo destino estende-se a doações para entidades parceiras, reciclagem e -- se for o caso -- descarte ambientalmente correto. Desse total, 96% foram doados a entidades de caridade parceiras, 3% recicladas e 1% tiveram seu descarte ambientalmente correto. 

Para finalizar, ainda no quesito sustentabilidade, a Riachuelo encerrou o segundo trimestre com 57% de suas unidades abastecidas com energia renovável. Outro tema de destaque do período ficou por conta da parceria com a Saving the Amazon, entidade cujo objetivo é combater a crise climática por meio do plantio de árvores na Amazônia junto a comunidades indígenas. Com a iniciativa, a companhia se comprometeu a plantar 10.000 árvores nativas na região de Tabatinga, no estado do Amazonas.