Deu praia: DFB celebra 20 anos aos pés de Iracema

19/05/2019

“Ser autoral é ter identidade própria”. A frase é de Claudio Silveira, idealizador e diretor geral do DFB Festival. O evento, que no início era focado somente nos talentos autorais da moda do Ceará, com o passar dos anos foi expandindo os horizontes e agregando outros setores da economia criativa relacionados de alguma maneira com o trade, tais como gastronomia, música, dança e artes visuais, entre outros. Amadureceu e fortaleceu a sua identidade. E para comemorar os primeiros 20 anos de existência em grande estilo, a edição de 2019 foi realizada no Aterro da Praia de Iracema, entre os dias 15 e 18 de maio.

Claudio Silveira, diretor geral do DFB Festival -Crédito da foto: Davi Magalhães

E deu praia! Foi sobre as areias da orla de Fortaleza que uma megaestrutura com mais de 27 mil metros quadrados foi montada. Com acesso gratuito, por lá passaram cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias em que foram apresentados 36 desfiles de moda, quatro balés, oito palestras, quatro workshops. O local também contou exposição de fotografia, mostra de curtas-metragens, bares e restaurantes. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Esse evento, multicultural da cidade, é uma mensagem de otimismo para o setor”, destaca Claudio Silveira.

Moda – As coleções autorais foram apresentadas em três salas de desfile, sendo duas internas (cada uma com capacidade para 1 mil pessoas) e um externa, de frente para o mar, dedicada às coleções de moda praia, é o DFBeach Club. O lineup contou com nomes de peso da moda, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, Saldanha, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura. Por lá também passaram a Flee e as estreantes Parko e Homem do Sapato.

Peça da coleção da Saldanha que desfilou no evento pelo segundo ano consecutivo. Engajada com questões sustentáveis, a marca opta por tecidos naturais e pela técnica de zero resíduo no processo produtivo - Crédito da foto: Roberta Braga

Pela primeira vez, o DFB trouxe desfiles correalizados por entidades: a FIEC promoveu a apresentação da Água de Côco, o Sinditêxtil-CE apresentou o preview de lançamentos da Jangadeiro Têxtil, o SindiRoupas apoiou a estreia da marca Matias, o SEBRAE/CE incentivou a coleção da Rota Jeri e o Senac/CE trouxe a coleção Cariri Visceral.

O calendário de desfiles também contou com as estreias de Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. O encerramento do evento foi marcado pela participação de Silvânia de Deus, que integrou o grupo de estilistas da primeira edição do então Dragão Fashion, em 1999.

Ainda na passarela aconteceu o tradicional Concurso dos Novos que já é realizado há 19 edições. Dessa vez, estudantes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo disputaram o prêmio de R$ 10 mil. O vencedor foi o grupo da UTFPR. O segundo lugar ficou para a UNAMA e o terceiro, UNIFOR. 

O Senac, mais uma vez, correalizou o ciclo de formação Dragão Pensando Moda (DPM), composto por talkshows, mesas redondas e workshops formativos abertos ao público, com nomes como o consultor e estilista Dudu Bertholini; o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos; o criador da label sustentável Ahlma (Grupo Reserva), André Carvalhal; o criador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz; o diretor de marketing e exportação Água de Coco, Renato Thomaz, entre outros convidados.

Multicultural – Hoje o DFB Festival vai além de incrementar a cultura da moda autoral brasileira e também reforça a importância de outras formas de expressão artística, como dança, fotografia e literatura. Destaque para a realização da mostra competitiva de fashion films de curta-metragem, reunindo profissionais, alunos e apaixonados por moda autoral. Tendo o universo das praias como temática, a 1ª Mostra DFB MoveModa, reuniu trabalhos de todo o Brasil, incluindo a participação de 11 entidades de ensino técnico e superior. Os vídeos selecionados foram apresentados na abertura dos desfiles. A premiação de R$ 10 mil foi distribuída para os vencedores nas categorias Fashion Film Independente do Ano, Pensamento Crítico, Inovação em Linguagem e Talento Estudantil. Para a música foram criados dois palcos onde se apresentaram artistas de estilos musicais diversos, do pop ao underground. a dança, para a música, o DFB trará dois palcos, onde se apresentarão grandes nomes de várias cenas artísticas, do pop, ao underground.

Público se movimenta entre a passarela do espaço DFBeach Club e palco para apresentação de música e dança - Crédito da foto: Davi Magalhães

Sustentabilidade – O DFB Festival 2019 reafirmou seu compromisso com ações sustentáveis de estímulo à preservação do meio-ambiente. Para garantir a praia limpa antes, durante e após o Evento, firmou parceria com a Enel, através do programa EcoEnel. Visando a coleta seletiva de todos os resíduos gerados, durante todos os dias de Festival, em ação com consultoria técnica da Transforme Coworking. Toda a renda gerada da venda da coleta seletiva será doada para ser transformada em bonificação para a Edisca – ONG que presta apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Já no espaço Reserva Sustentável, apresentado pelo Governo do Estado, contou com 60 expositores que comercializaram produtos que obedecem a critérios sustentáveis de produção e consumo consciente. Já a loja colaborativa Senac Novo Design reuniu artesãos de todos os estados do Nordeste; a loja da CeArt apresentou peças do artesanato legitimamente cearense, e a Enel Upcycling trouxe biojoias exclusivas. 

Expositores do Reserva Sustentável - Crédito da foto: Davi Magalhães

O DFB Festival 2019 é apresentado pelo Governo do Estado, através do selo Ceará tá na Moda, com agradecimento especial à Enel, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Sistema FIEC, SindiRoupas, Sinditêxtil, Supermercadinhos São Luiz, Jangadeiro Têxtil, CSI, Museu da Fotografia e Cores Entretenimento. Apoio institucional do Programa Texbrasil, Abit, Apex-Brasil. Com o apoio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o evento foi realizado pela Equipe de Produção e Artesanias do Ceará.