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Congresso Abit 2023 - Dia 02 | A evolução das Dinâmicas de Mercado na Omniera

09/11/2023

Luiz Alberto Marinho - Gouvêa Malls 

O pensamento binário de separar o varejo físico do digital não vinga mais. O consumidor quer tudo ao mesmo tempo agora. O Omnichanel é a estratégia de misturar os diferentes modelos de negócio, facilitando a vida do consumidor e em favor da experiência dele. É o mundo “figital” e não tem volta. O home office impulsionou a Omnicanalidade e 88% das compras hoje são “figitais” após pandemia. Mais de 70% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar e as marcas aproveitam esse momento para oferecer seus produtos. Um exemplo que essa estratégia é funcional está nos resultados do grupo SOMA que,hoje, tem 31% do total de suas vendas feitas no online. Na Arezzo, a participação digital nas vendas das lojas físicasalcançou 56%, pois as vendedoras acionam seus clientes quando não estão atendendo. Por isso,as campanhas de fidelidade estão voltando com muita força, pois o cadastro das pessoas vale dinheiro. É o fim do PDV e o início do OmniPDX, onde o X é a multicanalidade. “Temos que pensar em novas formas de conquistar os mesmos clientes todos os dias. Antes, nosso desafio era fazer o cliente comprar o que vendíamos. Agora, é vender o que o cliente quer do jeito que ele quer e da forma como deseja comprar. A loja física será o apoio do e-commerce” concluiu Marinho. 

Fotos: Soul Studio