Canatiba: lançamentos vêm em cores e sustentabilidade

24/08/2021

A Canatiba convida o mundo denim para um Inverno 2022 com o ressurgimento das cores e a manutenção do conforto. Em busca de um lifestyle capaz de vestir esse novo momento do Brasil e do mundo, a tecelagem une inspiração e foco comercial, sem perder de vista as práticas sustentáveis. A empresa apresentou suas apostas entre os dias 16 e 20 de agosto, na Denim City São Paulo.Foram workshops de lavanderia, imersão em práticas de lavagens, tendências internacionais do Inverno 22/23, entre outros.

 Já quanto aos lançamentos, a Canatiba foca nas cores da natureza para alguns artigos. Em tons de azul, laranja, rosa e lilás, destaca-se a linha de Trincados Collor (10,5 Oz, 100% algodão, largura 1,62 m). O tingimento Bleach Core gera um efeito superficial que mantem o núcleo do fio alvejado. O resultado é um ring dye, que revela o contraste de cor na lavanderia, com um aspecto craquelado que só o envelhecimento natural do tecido era capaz de alcançar.

Para quem prefere criar suas próprias cores, os tecidos PT também surgem, como o Libertador Peletizado (9,5 Oz) e Arsenal Rígido (9 Oz), ambos Premium Denim, 100% algodão. A companhia também apresenta o Adele PT Duo Core (9 Oz, 92% algodão, 5% elastomultiester, 3% elastano) e o Novo Megaflex PT (9 Oz, 98% algodão, 2% elastano), bases elásticas e confortáveis.

As cores da natureza aparecem com força nas apostas 

O blue jeans pede passagem retomando a essência do guarda-roupa contemporâneo. As calças em vários formatos e modelagens, com a memória do conforto home office, pedem tecidos capazes de recompor looks e transportar tendências.

Os novos bottons são básicos e fashionbasics e podem vir lavados, escuros, detonados, enfim, desde que comuniquem esse novo momento, com tecnologia e qualidade. A aposta é dobrada com bases da família Muratore: o Rígido (11 Oz, 100% algodão), o Cross (11 Oz, 78% algodão, 22% poliéster), Megaflex (9 Oz, 98% algodão, 2% elastano) e Dark Megaflex (9,5 Oz, 98% algodão, 2% elastano).

E para aqueles que curtem ousar, o chamado avantbásico promete, com cores e estampas. O Tutóia PT, Premium Denim com 9 Oz e 100% algodão é a base perfeita para qualquer possibilidade de cor e forma.

Mesmo com tantas tonalidades, a tecelagem garante compromisso com o meio ambiente em todos os seus processos. “Hoje a sustentabilidade é tratada como algo que permeia todos os produtos da fábrica. Nosso algodão é BCI, usamos produção com amaciante de casca de algodão. Somos certificados pelo Oeko-Tex, é um selo que recebemos por termos muita responsabilidade com os produtos e fabricação”, afirma Fabio Covolan, diretor de Marketing da indústria.

Nos tops, os croppeds - já com a leveza do verão - pedem tecidos leves e fluídos. Também é tempo de overtops no melhor estilo urbano. Para essas criações, chega o Rarita PT Maxskin (7,5 Oz ,46% algodão, 54% Liocel), base das mais versáteis, com fibras certificadas.

Peças mais estruturadas como as Jaquetas Puffer e também as construções amplas como quimonos e capas, pedem construções de aconchego, como o Home Office Weft Collor (9 Oz, 80% algodão, 18% poliéster, 2% elastano) e o Matias Denim Malha (8 Oz, 88% algodão, 11% poliéster, 1% elastano). Destaque também para o Chambray Denim, base telada de 5,5 Oz, 100% algodão.

O Blue Denim, mesmo sendo um clássico, está sempre presente

Utilizando 100% de fios fiados, essa tecnologia exclusiva da fabricante agrega aos tecidos durabilidade e resistência, com manutenção da forma por inúmeras lavagens. O toque dessas bases apresenta um toque muito melhor em relação àquelas feitas com poliéster de filamento.

Mesmo após lavagens sucessivas, o tecido Elastopol não perde a elasticidade. Na lavanderia, essa tecnologia possibilita a utilização de lazeres e puídos. Entre os lançamentos, a Canatiba destaca o Imalaia Denim (11,5 Oz, 68% Algodão, 31% poliéster, 1% elastano) e o Marrakéxe Elastopol Cross (9,0 Oz, 65% algodão, 33% poliéster, 2% elastano).

Ivna Barreto, gerente de Marketing da empresa, destaca que mesmo em meio às incertezas da pandemia, a Canatiba pôde passar segurança aos confeccionistas de que não ficariam sem matéria-prima para seus produtos. “Tivemos uma redução na produção, mas não parada. Temos estoque e reposição. Essa é uma cultura do negócios, que deixa nosso cliente seguro para impactos que não conseguimos controlar. Assim, os ajudamos a encontrar alternativas”, ressalta.

 


A convite da Canatiba, a designer Helena Rodrigues desenvolveu peças exclusivas com os novos produtos da companhia

 

*Crédito de imagens: divulgação/Canatiba