Abit é sede de evento sobre combate ao mercado ilegal no setor esportivo

04/09/2024

Na última terça-feira, 03 de setembro, foi realizado o evento de Capacitação para Prevenção e Combate aos Ilícitos de Pirataria, Contrafação, Contrabando e Sonegação Fiscal no Setor Esportivo, coorganizado pela ÁPICE em parceira com o Grupo de Proteção à Marca - BPG, o FNCP - Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade e demais entidades do setor privado na sede da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, em São Paulo.

O evento contou com a participação de órgãos de fiscalização do setor público, como Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de São Paulo, Polícia Civil, Polícia Científica e PROCON-SP. Participaram, também, representantes do governo dos Estados Unidos através do Departamento de Justiça (DoJ) e da agência Homeland Security Investigations.

A Abit teve a oportunidade de apresentar dados gerais do setor têxtil e de confecção e compartilhar com os participantes quais os principais tipos de ilícitos identificados no setor e como eles afetam o mercado e a concorrência justa.

A ÁPICE fez uma apresentação nesse mesmo sentido e na sequência os representantes dos órgãos públicos fizeram exposições sobre suas atuações e desafios enfrentados no combate a pirataria. Ao final, representantes das marcas de produtos esportivos puderam compartilhar suas medidas de proteção de marca e principais elementos para distinguir um produto original de um contrafeito.