,

SENAI CETIQT implanta Programa de Mentoria para seus alunos de graduação

08/01/2018

Entre as novidades da faculdade SENAI CETIQT para 2018, está o lançamento do Programa de Mentoria, que tem a proposta de aproximar alunos dos últimos períodos ao mercado de trabalho. Os estudantes da instituição terão a oportunidade de desenvolver suas carreiras com a orientação de profissionais reconhecidos no setor de moda e química, e com sólida experiência em suas áreas de atuação.

Os mentores escolhidos serão profissionais do setor de engenharia química, têxtil, de confecção, vestuário e varejo indicados por associações da indústria. O objetivo é que estes sejam uma referência profissional para os alunos e possam sugerir aos participantes boas práticas para ingressar e crescer no mercado de trabalho.

“O processo de mentoria é muito inteligente por levar aos mais novos a experiência e o conhecimento daqueles que estão há mais tempo no mercado de trabalho, no empreendedorismo e em atividades produtivas. Isso é muito comum nos países desenvolvidos e precisa ser mais disseminado no nosso país. O Programa de Mentoria do SENAI CETIQT vai ao encontro das melhores práticas que permitirão, sem dúvida nenhuma com o êxito que eu já afirmo que será garantido, trazer para os formandos toda a visão daqueles que participam do mercado há mais tempo. Portanto, parabenizo e celebro esta iniciativa, que tem na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção um apoiador de primeira instância”, declarou Fernando Pimentel, presidente da Abit.

A diretora técnica da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Andrea Carla Cunha, destacou o ineditismo do programa ao promover o desenvolvimento de carreira com o estudante ainda na faculdade.
“Nós da ABIQUIM vimos o convite de participar do Programa de Mentoria como uma oportunidade. Algumas empresas têm este conceito de mentor dentro das próprias organizações, com profissionais formados, mas trabalhar isto com alunos ainda na faculdade é algo inovador. No último encontro anual da Indústria Química falamos muito que para ter futuro e inovação é preciso ter pessoas e, para isso, compartilhar experiência e visão de vida é fundamental. Os executivos estão muito entusiasmados com a iniciativa”, afirmou.

O Programa de Mentoria, com início no primeiro semestre de 2018, terá duração de seis meses e é voltado para alunos dos últimos períodos de graduação. Os participantes terão workshops, encontros presenciais e a distância com os mentores para construção do currículo profissional e discussão de temas estratégicos pertinentes à área de atuação.

“Queremos que estes mentores inspirem os nossos alunos e colaborem com a sua vivência na formação destes novos profissionais. Nossa expectativa com o programa é que os alunos do SENAI CETIQT já saiam da faculdade direto para o mercado de trabalho e estejam confiantes em relação as suas escolhas profissionais”, explica Fabricio Bittencout, coordenador de ensino superior.