,

Instituto C&A lança pedido de propostas para iniciativas em moda circular

16/01/2018

Mediante às mudanças na indústria da moda pelo conceito de economia circular, o questionamento sobre a escolha de materiais, processos de fabricação, uso e vendas, estão sendo cada vez mais colocado em pauta. Tal ideia sugere que materiais seguros sejam utilizados por mais vezes, priorizando energia limpa e fazendo com que a indústria da moda tenha total ligação com a sustentabilidade.

Desta forma, novos modelos de negócio, parte da moda global, estão mais abertos e interessados a aderir a economia circular, através de tecnologias, reciclagem química e outros métodos. A partir disso, roupas e matérias-primas são fornecidas como serviço e não apenas um produto de rápido descarte. Tais modelos são essenciais para a mudança do setor e culminam em melhores condições de trabalho.

Ainda que existam teorias sobre negócios circulares, por outro lado, o número de marcas, varejistas e fornecedores ainda é baixo – o que o Instituto C&A identifica como “lacuna de implementação”.

Com base no quadro, o Instituto C&A busca modos inovadores para reduzir a lacuna de implementação de modelos circulares em empresas, abrangendo todos níveis da cadeia de valor da moda. O time global do Instituto C&A possui um orçamento de €1,5 milhão para o edital (o orçamento máximo para uma proposta de apoio é de €300 mil). A proposta poderá ser arte de uma parceria de organizações ou um programa mais amplo e alavancar outros fundos.

O edital de propostas fica aberto até 18 de janeiro de fevereiro. Os candidatos interessados na inscrição devem preencher critérios descritos no documento de solicitação de propostas e usar o modelo de proposta disponível no apêndice. As propostas, escritas em inglês, devem ser enviadas em para circular@candafoundation.org.

 

* Foto: Divulgação/C&A