,

Desenvolve SP promove encontro para apoio a empresas

08/02/2018

A pesquisa anual da Desenvolve SP aponta que, em 24% das pequenas e médias empresas paulistas, a principal dificuldade no investimento de inovação consiste no alcance a linhas de crédito. A instituição reuniu, no dia 6 de fevereiro, em sua sede, empreendedores que encaminharam pedidos de financiamento e que não deram sequência ao processo, com o intuito de mapear os problemas e apoiar projetos inovadores. Também participaram do encontro representantes da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) e do Instituto Euvald Lodi (IEL).

O superintendente de negócios da Desenvolve SP, Eduardo Saggiorato, pontuou a relevância da iniciativa. “Nosso objetivo, após identificar projetos de alto potencial que por algum motivo não seguiram adiante, é ajudar as empresas paulistas a repensarem a inovação de seus processos e produtos e a encontrar a melhor solução financeira para colocar em prática ideias que gerem desenvolvimento e riqueza para a sociedade”, afirmou.

MPI já reuniu mais de 1.600 empreendedores desde sua criação (Foto: Divulgação/Desenvolve SP)

Pelo ponto de vista das empresas, a ação é totalmente necessária devido a possíveis problemas. “Não ter garantias reais para apresentar é uma grande barreira na hora de buscar crédito para investir”, citou o empresário Junior Ribeiro, da Aplud Serviços de Contact Center. Já Allan Pires, da PA Lationamericana, entende que o suporte é muito válido e contribui. “Às vezes é preciso uma melhor orientação técnica por parte das instituições”, pontuou.

Quem também reiterou a importância da proposta foi Marco Francisco Almeida, superintendente da Finep. “O que estamos fazendo é inovador. Não estamos parados esperando os melhores projetos e, sim, indo até os empresários para conhecer suas necessidades e discutir as melhores soluções para que possam transformar suas ideias em realidade”, analisou.

Criado pela Desenvolve SP no ano de 2015, o “Movimento pela Inovação” incentiva e impulsiona o desenvolvimento no Estado de São Paulo. Em crescente, a iniciativa possui três anos e já reuniu mais de 1.600 empreendedores nos 24 eventos realizados, que contam com palestras, debates e troca de experiências.

São parceiras do Movimento pela Inovação importantes instituições, como Finep, IEL, FAPESP, IPT, Embrapii, Sebrae-SP, Centro Paula Souza e BNDES.