Vicunha investe cerca de R$ 5 mi na modernização de sistema tecnológico

20/08/2025

Crédito: divulgação/Vicunha e Operacional

A Vicunha, líder do setor têxtil na América Latina e referência em tecidos denim e brim, anuncia um investimento de cerca de R$ 5 milhões na implementação do software SGT 500 (Sistema de Gestão Têxtil). A iniciativa visa modernizar processos por meio da integração digital, de modo a agilizar procedimentos e eliminar gargalos produtivos. O projeto prevê a adoção da nova versão do sistema nas suas unidades fabris e logísticas na América Latina, em países como Brasil, Argentina, Equador, Peru, Colômbia e México.

Com a implantação do software SGT versão 500, a empresa busca benefícios como: otimizar o planejamento e o controle da produção de forma ágil; criar cenários para programação e reprogramação automatizada; acompanhar todas as fases do processo fabril de forma integrada; e adaptar a produção de forma mais flexível, de acordo com as necessidades do mercado consumidor.

“Estamos em um momento importante para a Vicunha, em que a transformação digital não é só uma questão de inovação tecnológica, mas também uma mudança cultural. A integração de novos processos e tecnologias visa otimizar a operação e preparar a empresa para os desafios do futuro, trazendo mais produtividade e clareza na tomada de decisão”, afirma Vanei Moura, Diretor Industrial da Vicunha.

A implantação do novo sistema será desenvolvida pela empresa parceira Operacional, referência no setor têxtil em soluções ERP (Enterprise Resource Planning) e MES (Manufacturing Execution System). O projeto iniciou em maio com um diagnóstico de processos fabris e seguirá nos próximos meses com as fases de modelagem e implementação.

"Celebrar mais de três décadas de parceria com a Vicunha é motivo de grande orgulho. O SGT 500 vai além de uma atualização tecnológica — é um catalisador para transformar processos, capacitar pessoas e moldar uma cultura voltada para o futuro. Ao alinhar tecnologia de ponta com um propósito compartilhado, não estamos apenas aprimorando a produtividade, mas construindo um legado duradouro de inovação na indústria têxtil", afirma Roberto Krieck, fundador e presidente da Operacional.

Tecnologia, IA e capacitação profissional - Além da implementação do novo sistema, a parceria entre Vicunha e Operacional já contempla outras frentes de inovação voltadas para a transformação digital da companhia. Entre elas, está a construção de data lakes — repositórios que permitem o armazenamento e a organização de grandes volumes de dados estruturados e não estruturados. Essa base tecnológica viabilizará o uso de ferramentas avançadas de analytics e inteligência artificial, possibilitando à Vicunha extrair insights estratégicos para apoiar decisões mais ágeis e promover inovações relevantes para o mercado.

Outro pilar em destaque na parceria é o investimento na capacitação contínua dos profissionais da empresa. Por meio de soluções como o LMS (Learning Management System), a Vicunha busca fortalecer a qualificação das equipes para que possam atuar com excelência em um ambiente cada vez mais digital e orientado por dados. Workshops para lideranças já estão em andamento, e novos treinamentos estão sendo planejados para os times operacionais — reforçando o compromisso da companhia em alinhar cultura e tecnologia em sua jornada de transformação.

Histórico de parceria - A parceria entre Vicunha e Operacional soma mais de três décadas, tendo iniciado em 1993 e progredido em 2004, com a implementação do sistema SGT nas fábricas de Maracanaú, Pacajus e Natal, e, subsequentemente, nas unidades da Argentina e do Equador. Agora, com a evolução para a versão SGT 500, a atualização do software auxiliará a gigante do setor têxtil a alcançar seus objetivos de negócios em um mercado mais competitivo e em constante transformação.