The LYCRA Company implanta programa de assistência aos empregados
01/12/2020
A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, acaba de implantar o “Tamo Junto”, um programa de assistência ao empregado. A iniciativa é sigilosa e com quatro pilares principais de atuação: orientação jurídica, orientação psicológica, consultoria financeira e serviço social.
Quando o colaborador estiver passando por qualquer situação que interfira na sua vida pessoal, no ambiente de trabalho ou no seu desempenho, ele pode acessar o serviço por meio de um 0800, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O programa também atua 24 horas por dia, nos sete dias por semana para os casos de emergência. Além disso, o serviço está acessível por e-mail e no portal livewell.optum.com.
Segundo o diretor de RH da The LYCRA Company, Flávio Zorzeto, um dos diferenciais do serviço é que ele se estende a dependentes legais (cônjuges e filhos do usuário principal do Programa) e familiares residentes no mesmo domicílio. “Com dois meses desde sua implementação, mais de 10% dos colaboradores utilizaram o serviço ao mês. Isso demonstra que a decisão da empresa foi acertada e a empatia pela situação dos colaboradores e familiares sempre é a melhor escolha”.

Estrutura e soluções
A rede de atendimento conta com mais de 4.000 profissionais e é formada por psicólogos, assistentes sociais, consultores financeiros e advogados.
O atendimento psicológico envolve casos como dificuldades nos relacionamentos no ambiente de trabalho com pares, subordinados ou com a liderança; situações traumáticas e momentos decisivos; perdas; estresse; problemas com processos de reorganização familiar; questões do relacionamento entre cônjuges ou familiar; suporte emocional para lidar com pessoas com deficiência; e orientação aos pais em questões do desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Os advogados podem dar uma primeira orientação para operacionalizar a compra de um imóvel; dúvidas sobre contratos; questões do direito do consumidor; orientações sobre guarda de filhos e pensão alimentícia; aposentadoria; sucessões, inventários e testamentos; crimes de menor potencial ofensivo; calúnias, difamação e injurias; e questões de impostos em geral.
Na área de consultoria financeira, podem ser orientados temas como endividamento; reorganização de orçamento; planejamento para aquisição de bens, para poupança e do orçamento doméstico.
Já os atendimentos realizados pelos assistentes sociais do programa envolvem orientação familiar; suporte ao grupo familiar em situações críticas, como óbitos e separações; orientação no auxílio a pessoas doentes em hospitais ou residências; informações sobre previdência social; pesquisa de recursos da comunidade (saúde, educação etc)
“O sigilo poderá ser aberto apenas quando autorizado pelo usuário ou em casos de risco de vida contra si ou contra o outro, em situações de violência contra menores ou idosos e quando existe ameaça ao patrimônio da empresa. A empresa recebe dados populacionais gerais de uso do programa, agregados e não detalhados”, finaliza Zorzeto.