Tecnologia no centro do debate sobre o Têxtil e a Confecção

29/10/2025

 O primeiro painel do Congresso Internacional Abit 2025 reuniu especialistas a propósito do tema “Inovações Tecnológicas na Indústria Têxtil e de Confecção”. Matheus Diogo Fagundes, CEO da Audaces, Oscar González, CEO da Improve Latinoamérica, e Tony Prinville, cofundador da Heuritech, trouxeram para a discussão os impactos que as novas tecnologias têm gerado nos resultados das empresas. Os executivos também destacaram a necessidade de investimentos crescentes nesta área como condição não só para consolidação e conquista de mercados, mas até mesmo para a sobrevivência dos negócios.

Tony Pinville parte do princípio de que a sustentabilidade é um dos maiores desafios para empresas e marcas de moda. “A atividade do setor é constantemente associada a excedentes de produção”, lembra o executivo da Heuretech. “É muito alta a taxa de produtos que ficam em estoques, gerando um montante inestimável de capital parado”. Prinville observa que empresas apostam na criação e na produção e, com a mesma intensidade, devem recorrer à Inteligência Artificial para obter dados essenciais para gerenciar coleções.

Oscar González, por sua vez, salienta a complexidade que envolve o têxtil e a confecção, com as múltiplas etapas e a diversidade de colaboradores envolvidos. “Neste contexto, a digitalização é essencial”, assegura, assinalando que a IA hoje otimiza o tempo de produção das empresas que a adotam, “tornando-se essencial para a sobrevivência futura do negócio”.

Já Matheus Fagundes, da Audaces, usa a metáfora da Fórmula 1, esporte no qual rapidez e eficiência estão atrelados na busca do resultado. “A produtividade ali é contabilizada por segundos; no nosso setor, por centavos”. Fagundes frisa que os dados coletados em cada etapa do processo geram informação, desde a criação da peça ao produto no ponto de venda. “A automação da venda também deve oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada”, ressalta. “A empresa também se beneficiará com a experiência mais fluida de compra dos clientes da marca”, finaliza.