Sustentabilidade: o retorno é maior do que o risco
30/10/2025

A palestra de abertura do segundo dia do Congresso Internacional Abit 2025, em 30 de outubro, contou com a participação de Dan Ioschpe, campeão de alto nível do clima da COP 30 e presidente da Ioschpe Maxiom, que tratou do tema “Produtividade sustentável: o novo motor da competitividade”.
Ele comentou aspectos importantes para a transição climática, tanto no setor têxtil e de confecção como em diferentes esferas industriais. “Esse é um tema de desenvolvimento socioeconômico sustentável e isso fala diretamente com eficiência, competitividade e produtividade, com oportunidades e desafios”, disse. “Na transição de forma efetiva e eficiente como sociedade, teremos mais recursos para fazer o que gera mais valor”.
Segundo ele, é necessário que setores e comunidades andem na mesma direção, com a maior eficiência e lógica econômica para que se obtenha o melhor resultado possível. “Eventos catastróficos retiram recursos da sociedade”, ressalta. “Temos pela frente um desafio, o maior da humanidade. Mas também temos comprovação de que os setores que avançaram conseguiram gerar valor e benefícios sociais”, alerta Ioschpe.
O palestrante também destacou que o Brasil é abundante em energias renováveis, hidrogênio e água. "Nada melhor para acelerar o nosso desenvolvimento econômico do que a sustentabilidade. De forma inteligente, o retorno é maior do que o risco”, acrescenta.
A apresentação contou com a mediação de Fernando Pimentel, diretor-Superintendente da Abit.
Fotos: Lucas Galli