Sol Sports: 30 anos de um sonho que voa para 70 países

30/11/2021

Quem nunca olhou para o céu e desejou alcançá-lo? Foi o que Ary Pradi fez quando conheceu a asa delta em 1979. A partir dali o sonho se tornou realidade e um esporte foi capaz de mudar a vida de um brasileiro e de muitas outras pessoas mundo afora.

Depois de conhecer a modalidade esportiva, Ary se aprofundou no assunto e 1988 tentou engatar um negócio para a fabricação de asa deltas, infelizmente a ideia não prosperou. Mas a negativa não foi um ponto final. Em uma passagem pela Europa, o empreendedor conheceu uma nova paixão: o parapente. “Com a vivência e tendo trabalhado nos cinco anos anteriores em indústrias têxteis e de confecção, me parecia o caminho mais curto para viver do voo livre. Comecei a voar de parapente no fim de 1990 e quando retornei ao Brasil já estava decidido a abrir uma fábrica do equipamento. No mês seguinte já voava o primeiro protótipo”, relembra.

 

Modelo de parapente Prymus 5 da Sol

Oito meses depois, nascia a Sol Sports & Paragliders sob o comando de Pradi, localizada em Jaraguá do Sul (SC), que acaba de completar três décadas de existência com sucesso na trajetória. O sonho do voo foi longe e mostrou a força da modalidade e da demanda no mercado. “No início tivemos um crescimento vertiginoso: 10 parapentes no primeiro ano, 100 no segundo, 200 no terceiro e 300 no quarto”, destaca o CEO da companhia.

Com a desvalorização da moeda local, o real, a decisão foi voar para outros países. Assim, começou a exportação, chegando a comercializar 80% da produção ao exterior e aterrissar em 70 países. Em 2011, a marca fez uma revisão no mapa estratégico e adicionou ao portfólio a Sol Sports Vestuário Esportivo, voltada para atividades ao ar livre.                                                      

“Nossas roupas oferecem conforto focando no bem-estar, na saúde e no desempenho das atividades. Por esse motivo incorporam mais de 20 tecnologias de produção e nos produtos como proteção UV, de secagem rápida, termorreguladores, Bio Ativadores, Modelagem 3D, Modelagens de compressão e antibactericidas”, ressalta Ary.

Hoje, a empresa conta com um parque fabril de 4.100 m² e 180 colaboradores diretos, além de liderar a produção de parapentes e equipamentos de voo livre nas Américas e ser uma das maiores do mundo.

 

Vestuário para atividades outdoor da Sol

Rota de voo para as próximas décadas

A comemoração de 30 anos acontece com mais trabalho. A companhia está revisando os programas de capacitação para ampliar a participação dos familiares nos programas de menor aprendiz, abrindo a possibilidade para que possam ser colaboradores.

Os aspectos ESG - ambiental, social e governança também estão no radar e a fábrica tem investido em várias práticas. “Implantamos a energia fotovoltaica, estamos melhorando os programas de reciclagem e as parcerias que criam valor para as sobras e aproveitamento de material com artistas e cooperativas de trabalhadoras. Melhoramos os indicadores econômicos e sociais sempre com muita transparência”, releva.

“Temos trabalhado muito nos aspectos da indústria 4.0, com foco na excelência operacional e na entrega do produto excelente ao cliente.”, completa Ary.