Ricardo Steinbruch é reeleito como presidente da Abit para o triênio 2026-2028
07/11/2025

Abit elegeu, em 6 de novembro, o empresário Ricardo Steinbruch como presidente para o triênio 2026-2028, sendo reeleito após ter exercido a presidência da entidade entre 2023 e 2025.
A eleição do novo Conselho de Administração da Abit, liderado por Steinbruch em seu segundo mandato, representa a continuidade de um trabalho comprometido com o fortalecimento da competitividade, da inovação e da sustentabilidade da indústria têxtil e de confecção brasileira. “Nos próximos três anos, seguiremos avançando em agendas estruturantes para o setor: melhorar o ambiente de negócios, com a redução do Custo Brasil, estímulo ao investimento produtivo e igualdade tributária entre produtos nacionais e importados; promover o desenvolvimento tecnológico, digitalização, produtividade e a formação de pessoas, ampliando nossos diferenciais de qualidade e de valor agregado; reforçar a sustentabilidade e a circularidade, consolidando o Brasil como referência global em uma cadeia industrial responsável, do campo à moda e, ainda, expandir mercados, aumentando a presença do produto brasileiro tanto no consumo interno quanto nas exportações, com foco em rastreabilidade, inovação e design”, destaca.
“O Conselho de Administração que inicia os trabalhos em janeiro de 2026 tem papel essencial para conduzir essa agenda com visão estratégica, equilíbrio e união entre todos os elos da cadeia. A força da Abit está na capacidade de mobilizar indústria, governo e sociedade para que a produção nacional continue gerando emprego, riqueza e futuro para o Brasil. Com trabalho técnico, diálogo permanente e espírito de colaboração, construiremos mais um ciclo de conquistas para nosso setor e para o país”, complementa o presidente eleito.
Ricardo Steinbruch é bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e desenvolveu sua carreira na indústria têxtil, onde atua há mais de 35 anos. É presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, AVCO Polímeros Brasil, Finobrasa Agroindustrial S.A., Pajuçara Confecções S.A. e Fibra Empreendimentos Imobiliários. Também integra os conselhos das empresas Textília S.A., Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Vicunha Steel S.A. e Vicunha Aços S.A., além de exercer cargos de direção em unidades da Vicunha no Equador e Uruguai, e diretor superintendente da Rio Iaco Participações. Steinbruch também foi membro do Conselho da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e presidiu o Conselho do Banco Fibra. Na área institucional, é membro dos conselhos do IEDI, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), Coscex (Fiesp) e do Conselho Consultivo da Pinacoteca. É ainda patrono do Masp e do Museo Reina Sofía (Madri), além de integrar o programa de associados do MAM Rio. Brasileiro, casado e pai de três filhos, Ricardo Steinbruch é fluente em português, inglês, espanhol e francês.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) tem 68 anos e é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. A Abit representa a força produtiva de 25,7 mil empresas instaladas por todo o território nacional de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$221 bilhões. (IEMI 2024)