,

Rhodia lança desafio através da iniciativa Fashion Hub

05/06/2023

Crédito: divulgação/Rhodia

Rhodia busca uma alternativa para a aplicação e reaproveitamento dessa água, de forma que ocorra a separação ou maior concentração dos sais em sua composição, obtendo uma água de melhor qualidade e que possa ser reutilizada nos processos, sejam eles internos ou externos, com a premissa de que os sais também possam ser reaproveitados de alguma maneira, tornando a solução completamente eficiente. Para a empresa, se faz necessário que a resolução encontrada tenha viabilidade técnica, econômica e sustentável.

O desafio foi apresentado em forma de edital e chamada para ecossistemas de startups espalhados pelos Brasil, em busca de parceiros aptos a propor respostas eficazes e escaláveis. 

Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está presente no Brasil desde 1919. Ao longo desses anos, consolidou-se como referência de indústria química inovadora, engajada na promoção do desenvolvimento sustentável. Em sua atuação no setor têxtil, destaca-se na produção de fios de poliamida. 

Há um ano, a Rhodia se tornou parceira Fashion Hub, programa que une startups e grandes empresas da cadeia de moda para cumprir metas de inovac¸a~o e sustentabilidade e por meio do programa, a empresa visa impulsionar novas práticas, aprimorando a sustentabilidade e sua relevância na indústria da moda. 

Entre as premissas do Fashion Hub estão: Percorrer a trilha de inovação das empresas parceiras com a colaboração de startups inovadoras a cada ciclo. Manter um espaço de hospedagem de startups em co-working em São Paulo para fomentar a cultura de inovação para a indústria têxtil. Buscar o impacto sustentável das propostas, que inspira e beneficia empresas e sua relação com o mercado, o meio ambiente e a sociedade. A realização do Academy FH e workshops em datas específicas do ano para reunir profissionais e empresas em torno das práticas de inovação aberta e troca de experiências. Assim também, o Fashion Talks, debate com profissionais diversos e empresas em torno de temas contemporâneos do setor. 

Com o Ciclo 6, o Fashion Hub espera atingir os objetivos do desafio, assim como ampliar a aplicação de tecnologias em modelos de negócios comprovados para uma adoção mais ampla. A iniciativa também inclui um Radar, um guia de startups e iniciativas que possam se tornar referência para a indústria da moda. 

O conceito de inovação aberta foi popularizado por Henry Chesbrough em seu livro "Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology" em 2003. Segundo Chesbrough, a inovação aberta é baseada na ideia de que as empresas devem olhar além de suas próprias fronteiras para encontrar e alavancar novas ideias e tecnologias que possam ajudá-los a inovar e competir de forma mais eficaz no mercado. 

O Resultado do Ciclo 6 será apresentado no final do ano, durante o evento DEMODAY Fashion Hub. Para acompanhar este ciclo, acesse o site.