Reunião de Lula e Trump abriu espaço para retomada da cooperação

28/10/2025

Brasil e EUA

Divulgação: CNI

A Abit avalia com otimismo a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que ocorreu no dia 26 de outubro na Malásia. O encontro abriu importante espaço para que Brasil e Estados Unidos elevem suas relações ao nível que merecem de amizade, construção mútua e desenvolvimento conjunto.

A entidade considera que o diálogo bilateral representa uma janela de oportunidade valiosa para a indústria têxtil e de confecção brasileira, que está fortemente interessada em avançar rumo a acordos com o setor congênere norte-americano, com foco em três metas relevantes: a desgravação comercial entre os dois países; o incremento de investimentos, de cooperação em inovação e em pesquisa e tecnologia; e o estabelecimento de uma relação que vá além do comércio tradicional, envolvendo cadeias produtivas integradas, modernização tecnológica e sustentabilidade.

Em particular, a Abit reitera sua expectativa de que a tarifa adicional de 40% imposta ao Brasil seja revista e que seja possível alcançar, para o setor brasileiro, a mesma condição que os demais países do Mercosul vêm obtendo nos EUA: um adicional não superior a 10%. Esse tratamento isonômico é fundamental para que as indústrias têxteis e de confecção do Brasil possam competir de igual para igual, superar distorções tarifárias e efetivar uma agenda de exportação com mais previsibilidade.

A Abit continuará a contribuir com os governos e com o setor privado na formulação de propostas concretas, representando os interesses das empresas e profissionais da cadeia têxtil e de confecção nacional.