Qualidade do ar em ambiente interno é tema de Projeto de Lei em SP

26/06/2024

Está em discussão, na Câmara Municipal de São Paulo, a proposta de um substitutivo ao Projeto de Lei 110 / 2012, de autoria do ex-vereador Gilberto Natalini, que instituía mecanismos para garantir a qualidade do ar dos ambientes interiores (ar condicionado) no município de São Paulo. Agora, a iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB) é ampliar o PL diante do Plano Nacional do Ar Interior. 

O assunto foi discutido, no dia 21 de junho, em seminário na Câmara Municipal, e contou com as presenças de Guilherme Gomes, coordenador do comitê de tapetes, carpetes e capachos da Abit, e Paulo Jubilut, presidente do Programa Nacional de Qualidade do Ar Interno, além de representantes da Secretaria do Clima, Secretaria da Saúde (COVISA), Secretaria de Educação, representante do Green Building Council, CREA SP, SC, BA, entre outros. Assista ao vídeo da reunião

A iniciativa do encontro foi do PNQAI, uma aliança entre organizações não governamentais, representantes da sociedade em diversas áreas do conhecimento e campos profissionais, como membros de um Plano Estruturado. O Programa se dedica à conscientização da sociedade sobre a importância da Qualidade do Ar Interno (QAI), por meio de estudos, pesquisas, projetos e ações estratégicas. Possui como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população aos diversos ambientes fechados (responsáveis por abrigar pessoas em 90%  do seu dia), sejam estes com fins de trabalho, estudo, hospitalar, compras, lazer ou mesmo moradia.

Guia - Em sintonia com a importância do tema, a Abritac (Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos da Abit) lançou o primeiro Guia Oficial do segmento e que hoje é usado como referência Bibliográfica na norma NBR ABNT 17.037 Qualidade do Ar Interno em Ambientes não Residenciais Climatizados Artificialmente. O trabalho é baseado em pesquisas técnicas, científicas e estudos de caso, e traz orientações atestadas por fabricantes, acadêmicos e entidades de classe. Essa é a primeira vez que o Brasil conta com esse tipo de material projetado por um time multidisciplinar de profissionais, que se une para definir e instruir, didaticamente, sobre as melhores práticas de manutenção e cuidados voltados aos revestimentos têxteis de pisos.

Além de compartilhar o conhecimento, adquirido por meio de análises, estudos de caso e troca de experiências, o Guia traz recomendações técnicas que ajudarão no desenvolvimento de um plano de manutenção adequado a cada espaço e para cada tipo de revestimento.