Produtividade em xeque: caminhos para destravar o crescimento

11/12/2025

Produtividade em xeque

A produtividade voltou ao centro do debate econômico brasileiro e com urgência. Com o país já além do seu bônus demográfico e enfrentando o desafio de crescer com uma força de trabalho em retração, a indústria se vê diante de um ponto de virada. 

Na edição 11 da Abit Review, revista digital da entidade, o economista Bráulio Borges, sênior da área de Macroeconomia da LCA 4intelligence e pesquisador do FGV IBRE, aponta os principais gargalos e possibilidades para que o Brasil retome a competitividade perdida ao longo das últimas décadas. Da reforma tributária à infraestrutura, passando por capital humano, automação e transformação tecnológica no setor têxtil, Borges oferece uma análise abrangente sobre o futuro da eficiência produtiva nacional.

O conteúdo completo, com análises detalhadas, dados e perspectivas para os próximos anos, já está disponível. Acesse a edição e leia a entrevista na íntegra para entender por que a produtividade será o eixo central da competitividade brasileira na próxima década.