Pandemia muda hábitos de consumo e Vicunha traz produtos para atender à demanda

27/05/2021

Reflexos da pandemia de Covid-19 são sentidos em todo mundo, sobretudo, para os fabricantes de índigo, as quais tiveram que adaptar seus produtos para atender às novas demandas do mercado. Assim, a Vicunha lança tecidos desenvolvidos a partir de duas vertentes de direcionamento: “Modo Híbrido” e “Otimismo Radical”. As novidades foram apresentadas em um evento 100% virtual, durante a programação da Denim City São Paulo.

A macrotendênciaModo Híbrido” se baseia na vida moderna das pessoas, em que o ambiente profissional e pessoal estão ligados. Esse estilo de vida ascendeu com o distanciamento social, fazendo com que as casas tivessem o ambiente de relaxamento, mas também seu espaço de trabalho. Para nortear esse estilo, a moda mira no conforto aliado aos compromissos e em roupas que mesclam esporte e alfaiataria.

Alguns dos tecidos que dão "match" com o "Modo Híbrido" 

Já o direcionamento “Otimismo Radical” traz o bem-estar, a positividade e a possibilidade da criação de um mundo melhor a partir de momentos difíceis, como na pandemia. Este sentimento é traduzido para o vestuário por meio do resgate de peças dos anos 90 e 2000, com brilho, tecidos mais pesados, muitas cores e texturas mais aveludadas. As mensagens divertidas e recortes ousados também são adotados aqui.

Artigos que podem ser utilizados na criação de peças na tendência "Otimismo Radical"

“Surgem novas necessidades por conforto e praticidade que se unem a sustentabilidade e a versatilidade tornando-se elementos essenciais para elevar a qualidade de vida. Como a moda pode trazer alegria e acolhimento aos consumidores? Neste sentido, produtos que unam essas tendências serão mais demandados, pois tornarão a rotina dos consumidores mais leve.”, afirma Lorena Botti, cool hunter da Vicunha.

Para suprir as necessidades desses direcionamentos, a tecelagem traz ao mercado os seguintes artigos:

Ritz: feito em 89% algodão, 9% elastomultiéster e 2% elastano, conta com peso de 9,5 oz e a tecnologia da LYCRA ®dualFX ®, que proporciona alta elasticidade.

Sandy BW: construído com algodão reciclado, trama preta e tingimento puro índigo. Permite conforto e boa recuperação, sem deixar a famigerada marca de “joelho” em calças.

Trentino Dark: puro índigo, construção em cetim, possui algodão reciclado e largura útil de 1,58 cm.

Helena: malha com cara de jeans índigo, tem stretch multidirecional e peso 7,1 oz.

Nayara: malha índigo com fios tintos índigo e black. Também conta com stretch 360 para maior liberdade de movimentação.

Claire: tramado em 93% de algodão vem em um visual vintage com flamê marcado e tecnologia LYCRA® dualFX® para maio segurança no cotidiano. Aparece em PT e em cores pré-tintas para quem não quiser submeter a processos de lavanderia.


Nayara tingimento índigo com fios cor black

Francesca: fio penteado com cartela de cores de sete tonalidades para facilitar ou eliminar o beneficiamento de tintura. O produto LYCRA® dualFX® também aparece por aqui.

Squeeze: artigo leve e maquinetado, com toque e visual de moletom, peso de 7,1 oz, construção em 73% algodão, 25% poliéster e 2% elastano.

Para reforçar a identidade versátil do denim e da empresa, a Vicunha também trouxe a campanha #ACaraDoNossoJeans. Estrelado pelos colaboradores da companhia, o vídeo revela o time que atua na idealização dos tecidos.

“Nós sabemos que é importante traduzir as tendências e mostrar que a moda é democrática. Vejo na Vicunha a inovação natural, com novas tecnologias e evolução como algo normal”, destaca Chico Gonzales, coordenador de Marketing da indústria.

Tecido Sandy aplicado em duas peças diferentes