Pandemia acelera investimento em comunicação online

28/10/2021

Mais do que nunca o investimento em comunicação e marketing no ambiente digital tem sido essencial para alavancar o sucesso das empresas e marcas. O Congresso Internacional Abit 2021 dedicou um painel somente para este tema, já que é uma tendência que foi acelerada por conta da pandemia.

Para trazer algumas ideias de quais são as conversas e trends dentro das redes sociais, Fabrício Fudissaku, head de Insights do Facebook para a América Latina, trouxe uma mostra dos resultados captados por meio das ferramentas da plataforma em relação a buscas e diálogos que podem trazer oportunidades de negócios.

“Temos hoje uma procura alta por super produtos. O consumidor tem considerado outros drivers de compra, além de preço e qualidade. Questões como a empresa se comportou durante a pandemia, como trata os funcionários são levadas em consideração”, revela.

Muito atento ao mundo ao redor, o cliente quer uma compra inteligente e com mais atributos. “Eles querem fazer economia, mas saber de sustentabilidade, como um artigo vai gerar lixo, quanto tempo vai durar, o que pode ser reaproveitado”, declara.

Também baseado no buzz das redes sociais, a Baw Clothing é uma marca quem vem investindo em influenciadores como canal de atração e aquisição de clientes desde 2014. “90% do budget de mídia é voltado aos influencers. Nós entendemos que essas pessoas têm uma sinergia muito grande com seu público, que realmente faz com que os seguidores comprem, já que acreditam na veracidade das coisas mostradas”, afirma Bruno Karra, sócio da Baw Clothing.

Apesar de existir muito antes do boom da Internet, a Havaianas consegue surfar nas ondas da mídia online e extrair dados poderosos que ajudam no diálogo e engajamento da audiência. “Temos alguns marcos nas redes com ações específicas que trazem resultado muito positivo. Como quando os atletas do Comitê Olímpico Brasileiro apareceram com os chinelos no pé”, lembra Fernanda Romano, VP de Marketing Global e Inovação da Alpargatas.

A executiva ainda ressalta a importância da presença digital como estratégia para os negócios. “O marketing é o que vende o valor intangível da sua empresa. Se não, você só está vendendo camiseta, sem nenhum outro adendo. No intangível é a marca, o conjunto de valores culturais, não só comprando mídia, mas em todo os pontos de contato entre você e o seu usuário”, alertou.